• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/06/2015
Boas Práticas

Evento online mostrará como funciona o sistema de tratamento da água

Ação é uma parceria da Educação com a Sabesp; qualquer pessoa poderá acompanhar

Na próxima terça-feira (16), a Educação, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), realizará um evento online que possibilitará aos 4 milhões de alunos da rede estadual paulista visitar e entender como funciona todo o processo de captação, filtragem e distribuição da água que chega até as residências.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

– Acesse o link para a sessão das 10h

– Acesse o link para a sessão das 14h

Em parceria com a Sabesp, o “Tour Virtual pela Estação de Tratamento de Água” mostrará em tempo real todas as etapas da estação de tratamento da água, desde o processo químico que acontece nos laboratórios, até o momento em que o líquido indispensável para a vida humana chega às torneiras das diversas casas espalhadas pela cidade. Atualmente, o sistema é composto por 214 estações e é responsável pelo tratamento de mais de 100 mil litros por segundo.

Toda a ação poderá ser acompanhada por alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ex-alunos da rede estadual e qualquer pessoa interessada, por meio de um link no Youtube, que será disponibilizado em dois horários: às 10h e às 14h. O evento será apresentado pelo grupo Ciência em Show.

“Todos os alunos e professores poderão participar do tour virtual, via hangouts, em tempo real, e interagir, enviando mensagens para o grupo Ciência em Show”, afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Evesp.

Ao final, todo o conteúdo do evento será salvo e disponibilizado no site da Evesp, com o objetivo de que os professores possam trabalhar em sala de aula questões envolvendo a utilização da água.

A iniciativa é uma das atividades realizadas na rede para comemorar a Semana do Meio Ambiente. As unidades de ensino, de acordo com a faixa etária e ciclo, organizarão palestras, exposições e ações para alertar os alunos sobre a preservação da nossa fauna e flora, além das consequências para a população de áreas ribeirinhas e próximas a Mata Atlântica. O tema também faz parte do currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio das disciplinas de Biologia, Química e Geografia.

Atualizada em 15/06/2015 às 13h27