sexta-feira, 30/08/2013
Imprensa

Educação realiza no domingo 2 mil provas de aumento salarial por mérito para professores da região de São José do Rio Preto

Exame acontece nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino e em todo o Estado

As provas que definem o aumento do salário dos professores que atuam no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e no Ensino Médio acontecem neste domingo, dia 1º de setembro. A Secretaria da Educação do Estado vai aplicar cerca de 41 mil avaliações em todo o Estado, sendo 2.002 na região de São José do Rio Preto. Os exames acontecem nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino.

Esta é a segunda etapa do Programa de Valorização pelo Mérito realizada em 2013. No último dia 25 de agosto, a prova foi voltada aos docentes que atuam no ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), aos servidores do suporte pedagógico e aos professores de educação especial. No total, foram 65 mil inscrições.

Este ano, a Pasta ampliou o Programa de Valorização pelo Mérito para professores enquadrados na faixa 3 da escala de vencimentos. Antes, a oportunidade contemplava apenas os funcionários da faixa 1 do quadro de salários. As orientações estão no Portal da Educação e podem ser encontradas aqui.

Desde 2010, por meio do Programa de Valorização, já foram promovidos 87.085 servidores. Para concorrer é necessário ter cumprido um intervalo mínimo de tempo no exercício do cargo, estar classificado em uma mesma unidade de ensino ou administrativa há um determinado número de dias e é levada em conta também a assiduidade.

“A promoção pelo mérito é mais uma das ações da Secretaria focadas na valorização dos nossos servidores, a prioridade da gestão. Ampliar o alcance deste mecanismo reforça o compromisso com a educação de qualidade”,  afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A prova será aplicada a partir das 13h e será dividida em duas partes. A primeira é objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, sobre formação específica por campo de atuação. A segunda etapa é dissertativa, composta de uma questão sobre formação pedagógica. O gabarito deve ser publicado no Diário Oficial no dia 3 de setembro.