sexta-feira, 30/08/2013
Imprensa

Educação realiza prova para selecionar 2 mil alunos estagiários do Acessa Escola no dia 20 de outubro

Estudantes bolsistas do Ensino Médio da rede estadual criam um projeto de inclusão digital por dia

A Secretaria da Educação do Estado realiza no dia 20 de outubro a prova para selecionar 2 mil alunos do Ensino Médio das escolas estaduais que vão atuar como novos monitores do Acessa Escola, programa de inclusão digital da Secretaria. No estágio, os jovens atuam nas 3.724 salas de informática da rede de ensino, com o pagamento de bolsas de R$ 340, além de auxílio transporte.

 Levantamento inédito da Pasta mostra que os monitores se destacam nas ações para auxiliar a comunidade escolar no uso da internet de forma segura e voltada à cidadania. Em média, eles criam um novo projeto virtual por dia, como blogs, sites, oficinas e ações multimídia. Entre 2011 e o primeiro semestre de 2013, foram 1.123 projetos criados por todos os usuários do Acessa Escola, sendo 890 deles (80%) elaborados pelos estudantes estagiários. Entre as iniciativas estão blogs de incentivo à leitura, videoclipes de direitos humanos e tutoriais para o uso seguro da internet.

As ações de autoria dos alunos monitores são disponibilizadas em um mesmo canal chamado Rede de Projetos Acessa Escola, que pode ser acessado de qualquer computador, para integrar e valorizar as boas práticas.  Os dados mostram que as áreas mais exploradas são educação, informática, cultura e meio ambiente (veja ranking deste ano abaixo). 

Além dos alunos estagiários, os professores e os outros usuários das salas de informática das escolas também são incentivados a criar os projetos virtuais. “O Acessa Escola é a porta de entrada para nossos alunos, educadores e funcionários da rede navegarem por conteúdos virtuais de qualidade e que auxiliam no aprendizado. O envolvimento dos nossos monitores é um passo importante da inclusão digital, além de uma oportunidade de emprego para os estudantes do Ensino Médio”, afirma a coordenadora do programa Acessa Escola, Maria Amélia Kuhlmann Fernandes.

A carga horária do estágio é quatro horas, de segunda a sexta-feira, e pode ser cumprida nos períodos manhã, tarde ou noite. As inscrições para as novas 2 mil vagas já foram realizadas e a prova não é eliminatória e, sim, classificatória. Sendo assim, os estudantes que não foram chamados nesta primeira convocação podem ser recrutados em oportunidades futuras, de acordo com a demanda de cada unidade de ensino e região. Os locais de provas podem ser consultados no Portal da Educação.

Atualmente, 8,4 mil estudantes do Ensino Médio fazem o curso Internet Segura, promovido pelo Acessa, que oferece orientações sobre inclusão digital, cyberbullying, direitos autorais na web, entre outros temas.

Faça aqui o download das fotos do Acessa Escola