A Secretaria da Educação do Estado realiza no dia 20 de outubro a prova para selecionar 2 mil alunos do Ensino Médio das escolas estaduais que vão atuar como novos monitores do Acessa Escola, programa de inclusão digital da Educação. No estágio, os jovens atuam nas 3.724 salas de informática da rede de ensino, com o pagamento de bolsas de R$ 340, além de auxílio transporte.
A carga horária do estágio é quatro horas, de segunda a sexta-feira, e pode ser cumprida nos períodos manhã, tarde ou noite. As inscrições para as novas 2 mil vagas já foram realizadas e a prova não é eliminatória e, sim, classificatória.
Dessa forma, os estudantes que não foram chamados na primeira convocação podem ser recrutados em oportunidades futuras, de acordo com a demanda de cada unidade de ensino e região. A data inicial da prova, que seria no dia 1° de setembro, foi alterada devido a uma mudança no cronograma de avaliações da Secretaria. Já os locais de provas poderão ser consultados no Portal da Educação.
Estagiários criam um projeto de inclusão digital por dia
Levantamento inédito da Pasta mostra que os monitores se destacam nas ações para auxiliar a comunidade escolar no uso da internet de forma segura e voltada à cidadania. Em média, eles criam um novo projeto virtual por dia, como blogs, sites, oficinas e ações multimídia. Entre 2011 e o primeiro semestre de 2013, foram 1.123 projetos criados por todos os usuários do Acessa Escola, sendo 890 deles (80%) elaborados pelos estudantes estagiários. Entre as iniciativas estão blogs de incentivo à leitura, videoclipes de direitos humanos e tutoriais para o uso seguro da internet.
As ações de autoria dos alunos monitores são disponibilizadas em um mesmo canal chamado Rede de Projetos Acessa Escola, que pode ser acessado de qualquer computador, para integrar e valorizar as boas práticas. Os dados mostram que as áreas mais exploradas são educação, informática, cultura e meio ambiente.
Além dos alunos estagiários, os professores e os outros usuários das salas de informática das escolas também são incentivados a criar os projetos virtuais. “O envolvimento dos nossos monitores é um passo importante da inclusão digital, além de uma oportunidade de emprego para os estudantes do Ensino Médio”, afirma a coordenadora do programa Acessa Escola, Maria Amélia Kuhlmann Fernandes.