A Secretaria da Educação deu um importante passo para aprimorar o ensino público paulista. Na tarde desta segunda-feira (11), aproximadamente 60 representantes de ONGs e entidades do terceiro setor da sociedade que trabalham com educação se reuniram no prédio Caetano de Campos para participar de um seminário.
No evento, foram abordados inúmeros pontos educacionais como Ensino Integral, recursos humanos nos aspectos de plano de carreira, salário, credenciamento e bonificação aos educadores, gestão democrática com a participação de Grêmios Estudantis, APM´s e Conselhos de Escola, tecnologia e educação, além de políticas públicas como Base Nacional Comum Curricular e os planos Nacional e Estadual de Educação.
“Eu acho essa iniciativa da secretaria de dialogar com o terceiro setor superinteressante. Nós, que estamos no campo, temos uma visibilidade muito boa dos problemas e necessidades da sociedade e podemos ajudar a rede pública nessa capilaridade, ou seja, com o olhar diferenciado sobre as necessidades do ponto de vista social e humano”, afirmou Aline Cardoso, fundadora da rede Gente Urbana, organização que atua e promove trabalhos em escolas estaduais da região da Brasilândia.
“Tivemos duas experiências com a secretaria por meio da Diretoria de Ensino Norte 1, onde promovemos iniciativas de inclusão digital ensinando programação de aplicativos para os jovens. Já o outro trabalho, nós também envolvemos as secretarias da Saúde, da Cultura, de Assistência Social e do Emprego para trazer opções e oportunidades para os jovens, tentando orientá-los sobre gravidez na adolescência”, concluiu Aline.
“Esse evento é o primeiro passo para podermos ampliar a voz do terceiro setor com todas as ONGs que tratam direta ou indiretamente, seja de forma objetiva ou transversal, o assunto educação”, afirmou Eduardo Mosna Xavier, assessor especial e representante da Secretaria da Educação no seminário.