quarta-feira, 27/07/2016
Agenda do secretário

Educação realiza seminário para discutir Base Comum Curricular Nacional, nesta quarta (27)

Evento acontece na Efap e se estende até a próxima quinta (28)

Na manhã desta quarta-feira (27), a Educação dá início ao Seminário Estadual para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que ajudará na elaboração ou revisão do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país. O evento acontece no prédio da Efap (Escola de Formação e Aprendizagem de Professores) com a presença do Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini. As atividades se estendem até a próxima quinta-feira (28).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Se reúnem também cerca de 300 educadores dos Ensino Infantil, Fundamental e Médio da rede estadual, municipal, particular, além de estudantes e entidades.

O objetivo do Seminário Estadual de São Paulo é consolidar, com o apoio dos participantes selecionados, um relatório a partir das mais de 12 milhões de contribuições recebidas por meio do questionário online sobre a segunda versão do documento preliminar. “A BNCC vai provar que nós podemos concretizar aquilo que idealizamos. A vontade de participação de todos é o maior testemunho”, disse o Secretário.

Durante o seminário, os participantes vão discutir e apresentar contribuições quanto à clareza e à pertinência dos objetivos de aprendizagem, além de analisar a estrutura da Base Nacional Comum em etapas de ensino. O relatório será enviado até o fim de agosto ao MEC para a consolidação final.

De acordo com a Coordenadora de Gestão da Educação Básica, Ghisleine Trigo Silveira, a BNCC não é uma Cartilha, mas um documento orientador que vai ganhar força de determinação legal na medida em que for apreciado pelo Conselho Nacional de Educação. “Mais que se constituir uma lei, é importante que esse documento traga diretrizes claras a respeito de como deve caminhar a educação. Para assegurar uma homogeneidade em todos os estados e em todas as regiões. Para que os nossos educandos, estejam onde estiverem, tenham o direito à competências e habilidades”, disse.

A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação, Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), da Universidade de Brasília (UnB) e da UNESCO.