quarta-feira, 17/02/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Educação recebe 205 mil matriculas de jovens e adultos e amplia número de salas da EJA

As aulas tiveram início na última segunda-feira (15)

Jovens e adultos retornaram às salas de aula na última segunda-feira (15) para ter o diploma da educação básica. Neste primeiro semestre, a Educação recebeu mais de 205 mil matrículas de estudantes que, por vários motivos, interromperam os estudos no período ideal e neste momento estão com a chance de concluir os estudos e também buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Educação ampliou o número de salas de Ensino Fundamental e Ensino Médio

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os cursos são organizados por semestre. Os interessados em retornar às salas podem solicitar o “aproveitamento de estudos”. Assim, caso tenham realizado anteriormente cursos regulares de fundamental e médio, a escola pode definir quais termos ainda restam para a conclusão do ciclo. Na rede estadual, as classes da (Educação de Jovens e Adultos) EJA são focadas no 6º ao 9º no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos.

31 unidades com carga horária flexível

Já aqueles que dão preferência a uma carga horária mais flexível, a Educação mantém 31 unidades do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) em funcionamento na capital e interior. Lá eles recebem um roteiro de estudos e vão à escola para tirar dúvidas com os professores e realizar as provas. A matrícula pode ser feita a qualquer momento do ano.

Todos docentes recebem capacitação especial para atender a faixa etária e propor aulas que dialoguem com a vida profissional e o cotidiano. Outro reforço é a distribuição do material “EJA – Mundo do Trabalho”, elaborado em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O kit traz conteúdos sobre mercado, a história do trabalho no mundo e Brasil, e até orientações para elaboração de currículos.

Confira a relação dos 31 CEEJAs no Estado:

Município

Escola