quarta-feira, 05/06/2013
Releases

Educação recebe até amanhã inscrições para o programa Residência Educacional

Secretaria da Educação do Estado investe R$ 81,6 milhões em nova modalidade de estágio, que inclui bolsas de R$ 420 e auxílio-transporte de R$ 180 para estudantes de licenciatura   […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até amanhã, dia 6 de junho, às 18h, as inscrições para o processo seletivo do programa Residência Educacional, um novo modelo de estágio que visa fortalecer a formação de professores pelas instituições de ensino superior. Os alunos de licenciatura interessados em participar podem se cadastrar no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br). A taxa de inscrição é de R$ 12 e pode ser paga até o dia 7.

Serão oferecidas 10.396 vagas em 1.392 escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio. Os estudantes selecionados receberão bolsas de R$ 420 e auxílio-transporte de R$ 180. A pasta investirá R$ 81,6 milhões no programa, sendo R$ 34 milhões somente no próximo semestre.

Para atuar no programa, que tem denominação inspirada na residência médica, os universitários passam por processo seletivo promovido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que aplicará aos participantes uma prova de conhecimentos gerais, língua portuguesa e matemática. O início do estágio está previsto para agosto.

Entre os requisitos para a seleção estão frequentar um curso de licenciatura devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação, que contemplem as disciplinas da matriz curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais. Os estágios no programa Residência Educacional serão concedidos apenas aos estudantes matriculados a partir do 3º semestre. No entanto, como o processo seletivo tem validade de até dois anos, podem se inscrever todos os estudantes regularmente matriculados a partir do 1º semestre do curso.

O estágio terá duração de 12 meses, prorrogável por igual período. A carga horária diária será de até 6 horas, não ultrapassando 15 horas semanais.