quinta-feira, 08/05/2014
Releases

Educação recebe inscrições de alunos para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Alunos da 2ª ou 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever até dia 23 de maio A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe as inscrições para […]

Alunos da 2ª ou 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever até dia 23 de maio

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe as inscrições para a 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Alunos com idades entre 16 e 22 anos, que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever até o dia 23 de maio. A 11ª edição está marcada para setembro e reunirá 78 projetos de estudantes de todos os Estados.

Os candidatos devem propor sugestões sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro, desde que tenha relevância e impacto positivo na sociedade. O programa, mantido pela Câmara dos Deputados, simula uma jornada parlamentar e possibilita aos alunos a vivência do processo democrático, mediante a participação em debates e votações na Casa.

Os alunos interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender como se elabora um projeto de lei. As informações estão disponíveis no Portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br) . Depois disso, devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto para o professor-coordenador.

“Os alunos da rede estadual de ensino já possuem a vivência democrática praticada nos grêmios escolares. O programa Parlamento Jovem é mais uma oportunidade para os nossos alunos aprenderem sobre as leis e como as suas propostas podem tornar o Brasil um país ainda melhor”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

No Estado de São Paulo, serão 44 projetos selecionados. Após a primeira seleção, 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando a proposta de sua autoria que passará por todos os trâmites necessários até se tornar lei. Os alunos contemplados só podem participar uma única vez do programa.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Assessoria de Comunicação e Imprensa