Levantamento feito pela Secretaria da Educação aponta que, por dia, as escolas estaduais recebem em média 83 novos alunos com mais de 40 anos. O balanço feito com os 214,3 mil matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo Estado mostra que, apesar de a faixa-etária entre 18 e 29 anos concentrar a maioria dos ingressos (58,4%), é crescente a proporção de estudantes mais velhos que voltam para a sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.
Em 2012, os 30.600 estudantes com 40 anos ou mais da rede representavam 14,3% dos alunos que cursam a EJA em São Paulo, sendo que em 2002 o percentual era de 9,7%, o que indica aumento de cinco pontos porcentuais no período. A taxa atual de estudantes mais velhos é a terceira maior da série histórica da educação de jovens e adultos paulista, atrás apenas de 2010 (16%) e de 2011 (17,7%).
A Secretaria tem investido em modalidades de ensino para auxiliar o ingresso de estudantes de todas as idades e o perfil etário da EJA traçado pela pasta evidencia que estratégia tem dado certo. Um dos exemplos é o curso com presença flexível e atendimento individualizado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Para cursar a modalidade nos CEEJAs o aluno deve ter, no mínimo, 18 anos.
“A Educação de Jovens e Adultos é um programa importante para todos que querem ficar em dia com os estudos. A participação auxilia aqueles que estão em busca de realização pessoal e também profissional, já que o mercado de trabalho exige cada vez mais escolarização avançada”, afirma Mertila Larcher de Moraes, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos.
Serviço
As inscrições para EJA e CEEJA para o segundo semestre estão abertas. Os interessados podem comparecer a qualquer escola estadual com RG ou certidão de nascimento e realizar o cadastro. Após a matrícula, o estudante poderá ser encaminhado para uma unidade próxima que ofereça a modalidade com início das aulas em agosto.
Para informações sobre os locais de inscrição, o estudante pode entrar em contato pelo telefone 0800-7700012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br.