• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/04/2017
Pais e Alunos

Educação reforça compromisso das escolas com a diminuição da vulnerabilidade dos jovens

Ações pontuais podem combater situações que comprometam a integridade física e emocional dos alunos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reforça o compromisso da escola e dos educadores com a diminuição da vulnerabilidade de crianças e adolescentes em situações que possam comprometer a integridade física, psíquica e emocional dos estudantes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Muitas vezes, os adolescentes necessitam de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento. O primeiro e mais decisivo passo para vencer as dificuldades pessoais é a reconciliação do jovem consigo mesmo e com os outros.

Portanto, os gestores e educadores da rede pública de educação deverão reforçar as ações pedagógicas de conscientização quanto ao uso seguro da internet e temas relacionados à melhoria da convivência no ambiente escolar, como o bullying. Além de redobrar a atenção sobre qualquer manifestação ou comportamento que fuja ao cotidiano, deixando abertos canais de comunicação entre todos os membros da comunidade escolar, fazendo com que o estudante se sinta seguro para compartilhar situações que possam colocá-lo em risco.

Algumas ações pontuais podem ser desenvolvidas para garantir a integração dos jovens com a escola, como a criação de espaços para o desenvolvimento da Pedagogia da Presença; incentivar a equipe escolar a fazer tutoria com os alunos; desenvolver ações protagonistas entre adolescentes e jovens; incentivar alunos na construção de seus Projetos de Vida e orientar as famílias em relação ao comportamento dos jovens.