quinta-feira, 03/10/2013
Releases

Educação registra 4 mil inscritos no ABCD no maior concurso da história para professores de SP

Balanço parcial da Secretaria da Educação mostra cadastros feitos na primeira semana de inscrição para o processo seletivo previsto para 17 de novembro

Balanço parcial da Secretaria da Educação do Estado aponta que nos seis primeiros dias de inscrições abertas para o maior concurso da história do magistério paulista já foram registrados 60 mil inscritos, sendo uma média de 4 mil na região do ABCD.

Os interessados podem fazer inscrição até o próximo dia 16 de outubro e o processo seletivo está previsto para 17 de novembro. Mais informações estão no Portal da Pasta: www.educacao.sp.gov.br. No total, são 59 mil vagas para professores e a prova acontece nos municípios-sede das 91 diretorias de ensino do Estado.

Serão 80 questões objetivas e 2 dissertativas. O conteúdo se refere à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina e as referências bibliográficas estão disponíveis para consulta (veja aqui).  Além do exame, o processo seletivo também é composto por uma avaliação de títulos. As vagas serão disponibilizadas regionalmente e cada candidato deve indicar pelo menos uma diretoria de ensino onde gostaria de trabalhar.

“Uma das prioridades desta gestão é a ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino. Além do maior concurso da história, que já registra amplo interesse, nossas ações de valorização contemplam ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Desde janeiro de 2011, foram nomeados 34 mil docentes que somados ao novo concurso totalizam 93 mil professores. No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais.

O salário inicial de um professor que leciona para classes de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.257,84, podendo chegar a R$ 6.390,78 de acordo com a evolução funcional. A rede estadual paulista tem uma política salarial que prevê um aumento escalonado de 45% em três anos. Em 2014, a remuneração inicial deste docente chegará a R$ 2.415,89. O valor do piso pago pelo Estado de São Paulo é 44% superior ao piso nacional.

Confira a galeria de fotos para download no link