sexta-feira, 22/03/2013
Releases

Educação retoma amanhã mutirões do programa Visão do Futuro

Atendimento acontece na capital e vai reavaliar 2.080 alunos da rede estadual de 502 unidades de ensino Em 2013, mais de 74 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental […]

Em 2013, mais de 74 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental passarão pela triagem

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo inicia amanhã (23/03), das 9h às 12h, as atividades de 2013 do programa Visão do Futuro, que oferece atendimento oftalmológico aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal. O mutirão, realizado em parceria com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), também disponibiliza gratuitamente os óculos para os estudantes.

Nesta primeira etapa, 2.080 alunos de 502 escolas públicas da capital atendidos nos mutirões do ano passado e que tiveram a prescrição de óculos serão reavaliados para acompanhamento.

As unidades conveniadas que receberão os estudantes são Hospital Cema, Instituto Suel Abujamra, Instituto Tadeu Cvintal e Universidade Federal São Paulo (veja tabela no fim do texto).

A aluna Mirela Oliveira do Santos, da Escola Estadual João Boemer, é uma das crianças beneficiadas pelo programa e que passará por uma nova consulta. A mãe, Juliana Oliveira, conta que a família já tinha percebido que a filha estava com dificuldade de enxergar, mas não tinha condições de arcar com as despesas. “Essa reavaliação é fundamental para dar continuidade ao tratamento. Estamos ansiosas para o atendimento de amanhã”, ressalta a mãe.

Outra estudante que será reavaliada amanhã é a Rosineide Maria da Silva, que estuda na mesma unidade. A garota de 7 anos conta que gosta de usar óculos e se adaptou muito bem com os quais ganhou no ano passado. “Esse programa só contribuiu para o aprendizado da minha filha, estamos muito contentes”, afirma a mãe Rosilda Maria da Silva

Para este ano serão organizados nove Mutirões da Visão. A expectativa é que 74 mil crianças da rede estadual passem pela triagem nas escolas.

Mutirão

Levantamento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mostra que 29.192 alunos entre os anos 2009 e 2012 receberam óculos. O número representa 39,3% dos 74.199 estudantes com idades entre 6 e 7 anos de escolas estaduais e municipais de São Paulo que participaram dos mutirões de saúde nesse período.

Em 2012, 75.200 alunos passaram pela triagem nas escolas estaduais. Desses, 19.821 foram encaminhados para atendimento, sendo que 3.535 estudantes receberam óculos.

Para participar do mutirão os alunos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Os estudantes e seus pais receberão transporte e lanche fornecidos pela Pasta.

Durante os mutirões, os alunos têm o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação ao longo do percurso e na unidade de saúde.

Todos os estudantes encaminhados para o mutirão passaram por testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Na triagem, foram selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura. Também foram encaminhados para as consultas os alunos que já usam óculos há mais de um ano. Após a consulta, caso haja necessidade, as crianças receberão gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fussesp em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos.

São quatro fases de execução do programa: Treinamento dos professores das redes públicas de ensino estadual e municipal para a realização da triagem nos alunos; Encaminhamento dos estudantes para consultas oftalmológicas nos Mutirões de Saúde; Confecção dos óculos através da Secretaria Estadual de Saúde e entrega aos alunos por meio da Secretaria Estadual e Municipal de Educação; Avaliação do Programa.

Diretoria de Ensino

Quantidade de escolas