• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/01/2015
Releases

Educação reúne 100 receitas da merenda escolar para aluno manter dieta saudável nas férias

Novo site da Secretaria oferece aos pais o passo a passo sobre como fazer os quitutes servidos nas escolas e que contribuem para a boa alimentação         A Secretaria da […]

Novo site da Secretaria oferece aos pais o passo a passo sobre como fazer os quitutes servidos nas escolas e que contribuem para a boa alimentação

        A Secretaria da Educação do Estado tem uma novidade para os 4 milhões de alunos e também para os pais e responsáveis. A equipe de nutrição da Pasta elaborou um novo site interativo que oferece mais de 100 receitas saudáveis e fáceis de fazer, todas presentes nas escolas estaduais. O novo guia virtual ajuda os estudantes a manterem uma dieta equilibrada mesmo no período de recesso escolar.

         O serviço virtual separa as receitas por tipo e tema. São opções  divididas entre sobremesas, datas comemorativas, bebidas, saladas, guarnições, pratos-base, pratos principais e sopas. Por meio dele, é possível sugerir receitas, avaliá-las e compartilhar nas redes sociais. Mais informações no Portal da Educação www.educacao.sp.gov.br – Consulte aqui o cardápio interativo

         O guia é mantido pelo Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) da Secretaria,  órgão responsável por gerenciar a logística de abastecimento da merenda nas escolas e também por disponibilizar uma equipe técnica de nutricionistas que seleciona quais receitas serão incluídas no cardápio escolar.

         “A alimentação saudável é um hábito que melhora a qualidade de vida do aluno dentro e fora da escola. Por isso, todas as 5 mil unidades de ensino recebem produtos exclusivos, elaborados com baixo teor de sódio, de gordura e ricos em vitaminais. Os profissionais que trabalham na manipulação dos alimentos também recebem treinamento específico”, afirma o secretário a Educação, professor Herman Voorwald.

         O treinamento das merendeiras ocorre na Cozinha Experimental, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). No espaço, são testadas as receitas para depois serem oferecidas às escolas de todo o Estado.

Confira algumas sugestões:

Smoothie de Banana e Morango (Porção individual, ideal para lanches no final da tarde)

Ingredientes 

  • 1 xícara de leite semidesnatado
  • 1 banana
  • 3 morangos grandes
  • 1 colher (sopa) de iogurte sabor baunilha
  • 1 colher (chá) de mel

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, junte todos os ingredientes. Bata até a mistura ficar homogênea. Despeje-a para uma taça e sirva em seguida.


Panquecas Coloridas (Traz o benefício da farinha integral, que aumenta a saciedade e reduz a absorção rápida de glicose)

Ingredientes para a massa

  • ½ xícara de chá de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de chá leite
  • 1 ovo
  • 1 pitada sal

Para colorir a massa

Para a coloração rosa: um pedaço de beterraba

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea.
  2. Aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel-toalha.
  3. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira.
  4. Espere um pouco e vire a massa.
  5. Assim que virar a massa acrescente o recheio de sua preferência e feche a massa ao meio.
  6. Doure a massa dos dois lados, e sirva.