• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/01/2015
Sociedade

Educação reúne 100 receitas da merenda escolar para aluno manter dieta saudável nas férias

Novo site oferece aos pais o passo a passo sobre como fazer pratos servidos nas escolas

A Educação tem uma novidade para os 4 milhões de alunos e também para os pais e responsáveis. A equipe de nutrição da Pasta elaborou mais de 100 receitas saudáveis e fáceis de fazer, todas presentes nas escolas estaduais.

O novo guia virtual da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE) ajuda os estudantes a manterem uma dieta equilibrada mesmo no período de recesso escolar.

– Consulte aqui o cardápio interativo

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O serviço virtual separa as receitas por tipo e tema. São opções divididas entre sobremesas, datas comemorativas, bebidas, saladas, guarnições, pratos-base, pratos principais e sopas. Por meio dele, é possível sugerir receitas, avaliá-las e compartilhar nas redes sociais.

O guia é mantido pelo Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) da Secretaria, órgão responsável por gerenciar a logística de abastecimento da merenda nas escolas e também por disponibilizar uma equipe técnica de nutricionistas que seleciona quais receitas serão incluídas no cardápio escolar.

– Veja aqui alguns sugestões de receita

“A alimentação saudável é um hábito que melhora a qualidade de vida do aluno dentro e fora da escola. Por isso, todas as 5 mil unidades de ensino recebem produtos exclusivos, elaborados com baixo teor de sódio, de gordura e ricos em vitaminais. Os profissionais que trabalham na manipulação dos alimentos também recebem treinamento específico”, afirma o secretário a Educação, professor Herman Voorwald.

O treinamento das merendeiras ocorre na Cozinha Experimental, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). No espaço, são testadas as receitas para depois serem oferecidas às escolas de todo o Estado.