• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/10/2013
Releases

Educação reúne 2 mil educadores para intercâmbio de experiências sobre proteção escolar

No Seminário serão apresentados projetos da rede estadual como o professor especializado em prevenir conflitos e o Jovens Mediadores A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reúne até […]

No Seminário serão apresentados projetos da rede estadual como o professor especializado em prevenir conflitos e o Jovens Mediadores

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reúne até o dia 3 de outubro, quinta-feira, cerca de 2 mil especialistas para um intercâmbio de experiências sobre as práticas desenvolvidas na rede estadual que contribuem para proteção do ambiente escolar. No evento, serão debatidas ações para o acolhimento dos 4,3 milhões de alunos e também para o estímulo da participação da comunidade nas escolas estaduais da capital e do interior.

O 2º Seminário de Proteção Escolar acontece no Expo Center Norte, na capital paulista, é realizado em parceria com o Ministério Público (MP). A abertura foi feita pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald. No evento serão apresentados programas da rede como o “Professor-mediador”, modelo pioneiro no Brasil e em ampliação no ensino paulista.

Trata-se de um educador formado pela Secretaria e pelo MP para prevenir conflitos – como bullying, indisciplina e vandalismo, por exemplo – que nos últimos 3 anos teve a presença ampliada em 149% nas escolas. Atualmente, são 2.885 professores-mediadores nas escolas do Estado e, no início do projeto, em 2010, eram 1.156.

Outra ação da Educação que está no Seminário é a “Mediação entre pares”, projeto em que os estudantes são orientados e se tornam referência para colegas que tenham problemas típicos do universo juvenil, como conflitos escolares e desentendimentos familiares.

No seminário também será apresentado o programa “Prevenção Também se Ensina”, que este ano, pela primeira vez, distribuiu às escolas de Ensino Médio da rede estadual um jogo de RPG que orienta os jovens a prevenir o preconceito, assim como a parceria com o Cartoon Network, que fizeram com que todas as escolas da rede firmassem um pacto pela prevenção ao bullying.

Todos os projetos fazem parte do Sistema de Proteção Escolar, desenvolvido pela Secretaria desde 2009, que visa à integração entre a escola e a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O programa dispõe de manuais de apoio que contêm orientações de como os gestores escolares podem lidar com as temáticas.

Para o Seminário foram definidos como destaque da edição 20 grupos de trabalho envolvendo programas de escolas estaduais, de diversas regiões. “A atuação da Secretaria é para que as escolas fortaleçam a parceria com os pais, famílias e comunidade escolar na discussão de temas tão sensíveis e importantes para as nossas crianças e jovens. Ações como esta servem para subsidiar e apoiar os nossos profissionais, além de valorizar as iniciativas que já reúnem resultados sólidos e bem-sucedidos no ensino paulista”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

O evento, realizado pelo segundo ano consecutivo, objetiva tornar as unidades de ensino protagonistas e gestoras de iniciativas que levam em conta as características das comunidades em que atuam. Os participantes terão acesso a conferências apresentadas por especialistas e grupos de trabalho com temática diversificada até a próxima quinta-feira, dia 3.