sexta-feira, 17/07/2015
Boas Práticas

Educação reúne opções de brincadeiras online para crianças da rede estadual

Sozinhos ou com ajuda dos pais, alunos podem aprender tabuada e “ler” as horas de um relógio

Durante o recesso deste mês de julho, estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual podem utilizar o computador para aprender e brincar. A Educação, com ajuda da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), mantém no ar o site “Hora do Recreio”. Criado com auxílio de educadores da rede, a página reúne opções de jogos online direcionados a crianças entre 6 e 10 anos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A lista inclui sugestões com atividades de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. Por agrupar um conteúdo diversificado e de fácil acesso, a ferramenta é aberta a alunos das escolas estaduais e de outras redes de ensino. Levantamento feito pela equipe mostra que a página é utilizada também em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e até Cuiabá. Todos os games são gratuitos.

Veja alguns exemplos de brincadeiras da Hora do Recreio:

Jogo da forca (inglês e português)

A brincadeira de decifrar as palavras, letra por letra, fica mais dinâmica com ajuda da tecnologia. A cada erro, a imagem de um boneco é formada. O grau de dificuldade aumenta a cada rodada. Ideal para quem está aprendendo a ler e escrever ou já tem noções de língua estrangeira.

Quebra cabeça Sr. Batatoso

O famoso personagem do universo infantil aqui ganhou o apelido de Batatoso. A tarefa é dar vida à figura. Com ajuda do mouse, selecione parte como o chapéu, nariz e bigode. O exercício é de coordenação e lógica.

Jogo da tabuada

Neste jogo são apresentadas sentenças matemáticas de multiplicação como 5×9. A ideia é que os alunos proponham desafios aos amigos e descubram quem é o “fera” na multiplicação.

Que horas são?

“Ler” as horas é um dos primeiros desafios para quem já sabe os números. A ideia do jogo é que o aluno interprete a informação dada em um relógio analógico. Cada exercício oferece quatro opções, sendo apenas uma correta.

Números lógicos

A atividade exige um pouco mais de conhecimento matemático para a resolução dos problemas. A ideia é que o aluno resolva cruzadinhas, círculo aritmético e equações como soma, subtração, divisão e multiplicação.