• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/11/2012
Últimas Notícias

Material didático para Educação Escolar Quilombola será distribuído em 2013

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, 21 de novembro, as diretrizes que irão reger a Educação Escolar Básica Quilombola. Uma das orientações, por exemplo, diz respeito a elaboração de material […]

20121122_quilombolas_620

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, 21 de novembro, as diretrizes que irão reger a Educação Escolar Básica Quilombola. Uma das orientações, por exemplo, diz respeito a elaboração de material didático específico para comunidade, já produzido pelo Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) da Secretaria da Educação.

Estudantes indígenas participam de Olimpíada Escolar em Miracatu 

“Será obrigatório que os estados sejam responsabilizados pela educação quilombola e o material didático é um passo importante. No momento, o material está sendo finalizado e será distribuído em 2013. Além das narrativas de memórias dos mais velhos, temos também orientações para os professores utilizarem essas informações”, afirma Silvane Silva Norte, da equipe técnica do Núcleo.

Durante o ano de 2012, o Núcleo visitou parte das 26 escolas quilombolas do Estado. Diante de conversas com a comunidade, criou-se um material didático específico com narrativas de memórias dos membros mais antigos do grupo. A partir desse material, todas as disciplinas serão contempladas em sala de aula.

Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook

Além do material didático, no próximo ano serão realizados cursos de formação para os professores que precisam, necessariamente, fazer parte da comunidade quilombola. Outra conquista do plano de diretrizes assinado hoje.

Clique aqui para conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.