quinta-feira, 21/11/2019
Avisos de Pautas

Educação sedia workshop de consultora de educação da Finlândia

No evento, finlandesa compartilhou a experiência do país europeu, reconhecido pela qualidade do sistema de ensino, com gestores e diretores da rede pública

Em busca de conhecimento, experiências e ideias sobre educação no mundo todo, a Secretaria da Educação promoveu no dia 14 de novembro um workshop sobre o sistema educacional da Finlândia, país reconhecido pela excelência no setor e que conta com alto desempenho dos indicadores de educação e de qualificação da população.

O evento Inspirações Finlandesas reuniu 70 gestores e diretores para ouvir a professora Eeva Kaarina Penttilä, consultora do Ministério de Educação da Finlândia. Com 5,5 milhões de habitantes, o país tem um número alto e inspirador para São Paulo: 99% dos jovens concluem o ensino médio no país, o maior índice global.

Entre as lições da Finlândia, Eeva enfatizou um dos pilares do sistema educacional: a autoavaliação. “Nós levamos a sério a opinião das nossas crianças e elas têm que se autoavaliar desde a educação infantil”, disse. Segundo Eeva, o desenvolvimento máximo dos alunos só pode ser conquistado quando eles são agentes da aprendizagem. No processo de autoavaliação, crianças e jovens identificam dificuldades e descobrem caminhos para alcançar suas metas.

Para educadores que participaram da palestra, Eeva trouxe exemplos claros da gestão escolar na Finlândia. “A gente ouve muito falar do sistema finlandês, há muitos livros que falam sobre isso, mas é muito bom conhecer uma pessoa com experiência no dia a dia da administração pública, com experiência dentro da escola. Você não fica com aquela imagem cristalizada de que tudo é perfeitinho”, comenta Fernanda Motta, que trabalha na Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).

O evento foi promovido pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo é parceira da empresa e aplica em escolas a metodologia Menteinovadora – que integra jogos de raciocínio à grade aulas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.