• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/09/2015
Livros

Professora realiza projeto que valoriza a leitura e vence o Educador Nota 10

Em novembro, a docente concorrerá ao prêmio Educador do Ano

Pelo terceiro ano seguido, a rede estadual de ensino é contemplada com o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. Desta vez, quem levou o prêmio foi a professora Andreia Fernandes de Souza, da E.E.Fulvio Abramo, localizada em São Paulo. A docente é responsável pelo projeto “Ler para estudar o mundo ao redor”, que valoriza a leitura e a interpretação de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela concorreu com 3.632 projetos inscritos de todo o Brasil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A proposta educativa surgiu na própria sala de aula. Ao perceber a dificuldade de alguns estudantes em compreender as atividades, Andreia criou uma nova metodologia de ensino. A professora orientou as crianças a fazer pesquisas, elaborar resumos e identificar os diversos tipos de gêneros de um texto. Além disso, utilizou temas ligados à sustentabilidade, Mata Atlântica e biomas brasileiros para atrair o interesse dos alunos. Para completar, a turma elaborou um seminário sobre o meio ambiente.

Outros noves trabalhos realizados por educadores de diversas regiões do Brasil foram contemplados também com um vale-presente no valor de R$ 15 mil e uma assinatura da revista Nova Escola Digital.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma das mais tradicionais premiações de educação da América Latina. A ação tem por objetivo revelar, valorizar e disseminar projetos pedagógicos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A partir de agora, os vencedores vão concorrer a premiação de Educador do Ano. Em novembro, será realizada uma cerimônia de premiação, em São Paulo. Na ocasião, o docente premiado receberá um  vale presente no valor de R$ 5 mil e outro para a escola onde atua.

Edição 2014

O ano de 2014 certamente foi especial na vida da professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Mara Elizabeth Mansani. Graças ao projeto com as lenga-lengas, no qual a classe foi desafiada a criar suas próprias histórias, dando vida a personagens, a educadora foi uma das vencedoras da edição do ano passado Prêmio Educador Nota 10. Saiba mais aqui.