• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/12/2020
Professores e Funcionários

Educação SP abre agenda para escolas utilizarem Centro de Inovação da Educação Básica Paulista

No local, estudantes terão acesso a diversas trilhas para desenvolver projetos e aprender sobre inovação

A Secretaria Estadual da Educação abriu a agenda para alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), localizado na escola estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, na Pompéia, Zona Oeste.

Os interessados devem fazer o agendamento por meio do site do CIEBP (centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br) ou pelo whatsapp (11) 97544-5056.

O CIEBP é um equipamento em que os estudantes poderão desenvolver atividades “mão na massa.” Eles terão à disposição diversas trilhas de aprendizagem de iniciação de conceitos de inteligência artificial, robótica, programação, educação midiática, entre outros.

Entre as trilhas disponíveis, há a “Hub – Idealizando um projeto” que prevê a criação de um projeto usando designer thinking; a “Programação desplugada e plugada” em que os alunos podem conhecer técnicas como scratch e a microbit para realizar um farol; e cultura maker em que os alunos vão construir uma aldeia sustentável utilizando materiais recicláveis e componentes eletrônicos, tecendo reflexões.

Os alunos poderão também participar de atividades de cultura digital com games e educação midiática, programação com minecraft e ações usando modelagem 3D, prototipação e fabricação digital.

“Há ainda uma trilha totalmente livre onde os estudantes trazem as suas necessidades e recebem de professores especializados, a mentoria para desenvolver os seus projetos. Em janeiro haverá uma trilha voltada à inovação para os professores, em que eles poderão vivenciar um pouco da inovação e conhecer mais sobre as metodologias ativas”, explica a coordenadora do CIEBP Débora Garofalo.

Serviço

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo.