quarta-feira, 26/01/2022
Notícia

Educação SP anuncia investimentos de R$ 13,9 milhões, via PAINSP, na região de São José do Rio Preto

Outros R$266 mil também serão investidos através do Programa Dinheiro Direto na Escola

Nesta segunda-feira (24), o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, anunciou melhorias de infraestrutura e investimentos de R$13,9 milhões, via Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (PAINSP) em duas cidades da região de São José do Rio Preto.

A primeira agenda ocorreu no município de Ariranha logo pela manhã. Por lá, foi confirmado o repasse de R$ 4,6 milhões. Foram liberados R$ 3,3 milhões para a construção de uma creche escola com sete salas no Conjunto Habitacional Antônio Manzoni. Além disso, três investimentos na Escola Estadual Gabriel Hernandez – R$ 1 milhão para a cobertura da quadra esportiva, R$ 250 mil na adequação da rede elétrica para climatização. Ainda, serão investidos R$ 266 mil, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), divididos entre compra de equipamentos (R$ 251 mil) e mão de obra (R$ 15 mil). A escola atende aproximadamente 700 estudantes, divididos entre anos finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos – manhã, tarde e noite.

O Secretário falou sobre a importância de um trabalho unificado para promover melhores condições que fomentem a aprendizagem e o trabalho docente. “Não existe rede estadual, não existe rede municipal, existem alunos que sempre estão precisando da educação. Se a rede municipal falhar, a rede estadual vai sofrer. Se a rede estadual falhar, o município inteiro sofrerá. Então, temos que nos unir para deixar cada vez mais alinhado e dar a melhor educação para nossos filhos”, discursou Rossieli.

A diretora da escola atendida, Valquíria Caron, agradeceu a presença do secretário e reiterou a importância das melhorias. “Cuidamos da escola com todo carinho e amor e receber esse reconhecimento é muito importante e nos conforta bastante. É uma sensação de que o trabalho tem sido bem feito”, pontuou.

Graziely Cabrera Francez, faz parte do Grêmio Estudantil da unidade e fez questão de destacar os programas implementados durante a pandemia, como o Dignidade Íntima, que disponibiliza recursos para as unidades adquirem produtos de higiene menstrual para serem disponibilizados às estudantes. “Em nome de todos os alunos, quero agradecer o empenho dado à nossa escola, aos servidores, aos alunos e aos pais para atravessar esse período de crise. Houve muita dedicação para desenvolver programas e tecnologias para que as aulas pudessem acontecer de forma remota. Também agradeço pelo Programa Dignidade Íntima, que é essencial principalmente para as alunas mais vulneráreis”.

Nova PEI e ampliação de EMEI

Já na cidade de Novais, Rossieli visitou a Escola Estadual Izabel Lerro Ortenblad e anunciou investimento de R$ 9,3 milhões via PAINSP, para a construção de uma unidade do PEI (Programa Ensino Integral), no valor de R$ 9 milhões no Conjunto Habitacional José Barreira, e obra de ampliação da EMEI VIctório Rizzo, no Centro, no valor de R$ 313,8 mil.

O Deputado Estadual Carlão Pignatari, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, também prestigiou o anúncio “Cumprimento à todos da Educação, do município e do estado, essas pessoas são de extrema importância para que a gente possa ver um futuro muito melhor. Não é para mim, é para a população e muito mais ainda para nossos jovens”, afirmou.

“Como representante do Grêmio Estudantil, e em nome de todos os alunos, quero agradecer o empenho dado à nossa escola, aos servidores, aos alunos e aos pais para atravessar esse período de crise. Houve muita dedicação para desenvolver programas e tecnologias para que as aulas pudessem acontecer de forma remota. Também agradeço pelo Programa Dignidade Íntima, que é essencial principalmente para as alunas mais vulneráreis”, celebrou.

100% de Ensino Integral

A agenda foi finalizada em Fernandópolis, no final da tarde, com a presença do Secretário no encerramento do evento de formação das equipes gestoras e de supervisão do PEI, com destaque aos servidores do Núcleo Pedagógico, na Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares, localizada no Jardim América.

Em 2022, a Diretoria de Ensino de Fernandópolis será a primeira do estado a ter 100% de suas escolas funcionando em tempo integral. No total, são 25 escolas estaduais nas cidades atendidas pela DE, que são: Estrela D’Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Magda, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João Duas Pontes, São João de Iracema, Turmalina. Neste ano, no estado 2.048 unidades integram o Programa Ensino Integral.

“É a partir de Fernandópolis que nós vamos ter a visão de como fazer educação integral 100% no estado. Pode levar um tempo, mas este é o objetivo. E dá para fazer muito mais, se for com a ajuda de todos, como aconteceu aqui na Diretoria de Ensino, nos 15 municípios que a compõem. Apoiar o case que Fernandópolis criou vai ser uma honra para nós”, afirmou Rossieli Soares.

“Ter Fernandópolis com 100% das escolas no Programa Ensino Integral é uma grande satisfação. Uma satisfação, principalmente, por poder olhar para os nossos alunos e ter a certeza de que poderemos fazer muito mais e melhor por eles. Com o ensino integral nossos alunos terão muito mais oportunidades de estudo, terão mais oportunidades para realização de seus projetos de vida e de seus sonhos”, finaliza Cândido José dos Santos Dirigente de Ensino de Fernandópolis.