• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/09/2022
Notícia

Educação SP comemora um ano de eletivas de turismo com estudantes da rede

Em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens de SP, evento dá ênfase na produção estudantil e promove palestras com representantes do setor

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens de SP, realizou nesta terça-feira, 27, um evento de comemoração do primeiro ano da inclusão das eletivas de turismo nas escolas estaduais, programa que já atingiu mais de 600 escolas e sensibilizou mais de 180 mil estudantes, sendo uma das mais acessadas do último ano.

As eletivas são disciplinas que compõe a parte flexível da grade curricular, sendo escolhidas pelos próprios estudantes. No caso do turismo, os alunos aprendem a classificar atrativos turísticos nos anos iniciais do fundamental 2 e evoluem até montar planos estratégicos para atuar em redes de turismo, no ensino médio.

No evento, 50 alunos de dez escolas paulistas dos municípios de Guarujá, Jacareí, Mogi das Cruzes, Salesópolis e São Bernardo do Campo compartilharam com o público suas experiências com o turismo em sala de aula.

Os estudantes foram recebidos pelo Secretário Estadual de Educação, Hubert Alquéres, e pelo Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, e tiveram a oportunidade de saber mais sobre hotelaria com a fundadora da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, e entender a importância dos eventos com o CEO do ITC Hotelaria, WTC Events e Sheraton SP, João de Nagy. Os alunos ainda fizeram uma visita guiada a um hotel de São Paulo.

“Os estudantes desenvolveram competências específicas com as eletivas de turismo, dando continuidade aos seus projetos de vida e aprimorando a autonomia e o protagonismo”, declarou Hubert Alquéres.

O secretário Vinicius Lummertz reforçou as oportunidades que o turismo pode oferecer aos jovens. “Plantamos a semente para que vocês se tornem empreendedores e reconheçam o potencial de seus municípios para gerar emprego e renda”, afirma. As eletivas do turismo fazem parte do programa SP Politurismo.Edu, o Programa de Incentivo à Educação & Inovação em Turismo.

“Na eletiva de turismo ecológico, visitei diversos pontos turísticos da minha cidade que eu não conhecia, aprendi sobre a história e a importância de cada um deles e percebi como nossa cidade é preciosa. A apresentação do nosso projeto para outros colegas, professores e os secretários foi uma experiência muito marcante que vou levar para toda a minha vida”, destacou Priscila da Silva Santos, aluna da 1ª série do ensino fundamental da EE Padre Francisco Rigolin, de Salto.

“Foi uma eletiva muito legal tanto pelo aprendizado das aulas como pela expedição que a gente fez pelo zooparque. As eletivas em si já é uma proposta muito bacana, só da gente poder escolher o que quer estudar já é maravilhoso. E agora, com as eletivas de turismo, nossas possibilidades aumentaram”, comentou Anna Beatriz Paganelli, aluna do 7º ano do ensino fundamental da EE Professora Amância Dias Sampaio, de Jacareí.