• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/10/2021
Notícia

Educação SP e Hospital do Amor premiam finalistas de concurso de redação sobre a importância das vacinas contra a Covid 19

Ação promove o engajamento de estudantes no combate à pandemia e na promoção da ciência

Em tempos de movimento antivacina, uma das dez maiores ameaças à saúde mundial, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), estudantes da rede pública estadual, e também da particular, são incentivados a escrever sobre a importância da vacinação, em um concurso de redação promovido pelo Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, localizado em Barretos, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O objetivo do concurso é informar os estudantes sobre os benefícios da vacina, seu contexto histórico e, principalmente, sobre as evidências de sua eficácia na prevenção da Covid 19. Sobre este tema, estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a escrever, com a supervisão de um professor orientador. Temas como empatia, sentido de coletividade, importância da ciência, o cuidado consigo e com os outros estão entre os assuntos abordados pelas redações classificadas.

Ao todo, 13.293 mil estudantes se inscreveram no concurso, a maioria provenientes da rede pública estadual. As finalistas são cinco estudantes das cidades de Barretos, Fernandópolis, São José do Rio Preto, Indaiatuba e Santo André, também orientadas por cinco mulheres. A vencedora será anunciada pelo Secretário da Educação, Rossieli Soares juntamente com a Diretoria do Hospital de Amor, no próximo dia 27 de outubro, às 15h em evento realizado no Centro de Mídias SP (CMSP). A cerimônia será transmitida pelos canais Gestão, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

O prêmio para a primeira colocada e sua professora orientadora será um notebook. As estudantes classificadas entre o segundo e o quinto lugares e suas orientadoras receberão um tablet como prêmio. As estudantes ainda participarão de um estágio de três dias nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM), do Hospital de Amor.

Além das premidas, os autores das melhores redações de cada um dos 16 polos das Diretorias de Ensino (DE) do estado, recebem um certificado de participação, como forma de motivá-los a seguir escrevendo sobre temais sociais relevantes.

Foco na Ciência

O Concurso de Redação do Hospital do Amor teve início em 2013, com o intuito de difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à investigação científica, especialmente em relação ao câncer e à saúde. Inicialmente realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino da Região de Barretos, o concurso se difundiu para todas as escolas do estado de São Paulo, por meio da parceria com a Seduc-SP, em 2016.