• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 08/09/2020
Pais e Alunos

Educação SP inicia envio de 1,5 milhão de SMS para alunos e responsáveis da rede estadual para combater evasão escolar

Ação vai ajudar a mensurar probabilidade de abandono para a criação de políticas públicas mais direcionadas

A Secretaria Estadual da Educação iniciou na última sexta-feira (28), o envio de 1,5 milhão de mensagens via SMS para os telefones celulares dos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e para os estudantes do ensino médio.

A campanha visa engajar os alunos a participarem das aulas transmitidas pelo Centro de Mídias SP, além de evitar que haja abandono e evasão quando as atividades presenciais forem retomadas.

“Para recuperarmos a aprendizagem dos nossos estudantes no período pós-pandemia, será necessário fazermos um esforço sem precedentes. Mesmo no caso de retornarmos com as aulas presenciais, o que é absolutamente necessário, com segurança, é claro, o ensino será híbrido e os alunos continuarão com as aulas via Centro de Mídias. Portanto, é muito importante que eles acompanhem essas aulas”, destaca o secretário Rossieli Soares.

Nas mensagens de SMS, pais, responsáveis e alunos serão instigados a responder gratuitamente tais perguntas: você vai continuar indo para a escola na volta às aulas presenciais? Como está sendo sua experiência de estudar em casa no período da quarentena? Ou ainda: como você está se sentindo sem ver seus amigos e professores nesse tempo?

Inteligência artificial

Para colaborar com o trabalho, a Seduc conta com um algoritmo de inteligência artificial que prediz o risco de um aluno evadir. Para esta análise são levados em conta o histórico de frequência e desempenho escolar do estudante. Com o cruzamento dessas informações, a Secretaria consegue definir o grupo de estudantes que irá receber mais mensagens.

As respostas vão mensurar a probabilidade de uma evasão escolar, além de gerar insumos para a criação de políticas públicas focadas neste tema.