terça-feira, 26/01/2021
Professores e Funcionários

Educação SP inicia a semana de planejamento escolar 2021

Período é para que todas as escolas da rede estadual se preparem para o retorno das aulas, assim como planejar as ações prioritárias de cada unidade

Começou nesta segunda-feira (26) a semana de planejamento escolar para as mais de 5 mil escolas da rede estadual de São Paulo. Até o dia 29/1 professores, coordenadores, diretores e demais membros das equipes escolares vão se reunir para preparar o retorno das aulas nas suas unidades, programado para o dia 8 de fevereiro, assim como planejar as ações prioritárias de cada unidade escolar.

Para amparar as escolas neste momento, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai transmitir, por meio do Centro de Mídias SP (CMSP), uma programação voltada a pautas de planejamento coletivo destinadas a todas as equipes escolares, pela manhã. Durante o período da tarde, haverá transmissões voltadas a apoiar o planejamento de aulas dos professores, específicas para cada componente curricular ou área do conhecimento.

Programação manhã

Programação tarde

Os professores deverão participar do planejamento escolar de acordo com sua carga horária e períodos de trabalho, considerando o tempo e o número de aulas com os alunos. O planejamento escolar 2021 ocorrerá de maneira remota de terça a quinta-feira desta semana (do dia 26/1 até o dia 28/1). A sexta-feira ocorrerá presencialmente, nas escolas, sendo essencial respeitar os protocolos sanitários para garantir a saúde dos profissionais. Destaca-se, no entanto, que mesmo neste dia os profissionais do grupo de risco poderão participar de forma remota.

Na próxima semana, de 1º a 5 de fevereiro, as escolas terão também períodos de formação para apoiar o retorno das aulas presenciais de forma segura, para aprofundar nos temas abordados nesta primeira semana de planejamento, assim como tratar de outras pautas importantes para viabilizar o retorno seguro dos estudantes, seu acolhimento, e o planejamento de ações para a melhoria da aprendizagem.