• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/08/2021
Notícia

Educação SP lança o PDDE Ensino Médio

Verba apoia escolas na implementação do Ensino Médio de São Paulo com repasse de 100 reais por aluno matriculado e 10 mil reais por escola

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lança hoje (19) o Programa Dinheiro Direto na Escola Ensino Médio – PDDE EM. O recurso é voltado à implementação do Ensino Médio de São Paulo nas escolas da rede pública estadual e realizará o repasse de R$ 100,00 por aluno matriculado e outros R$ 10.000,00 para cada escola participante do programa. Este valor foi definido para que cada escola, independentemente do número de alunos, receba recursos.

A medida entrou em vigor por meio da Resolução SEDUC nº 71, de 12-08-2021.

A verba se destina ao apoio na implantação dos Itinerários Formativos que os alunos devem escolher ao ingressarem no segundo ano. Seu propósito é viabilizar a oferta de currículos flexíveis, que exigirão, entre outras coisas, a organização dos espaços escolares, a gestão do currículo, de novas metodologias e a formação dos docentes.

“Esta pandemia já trouxe e trará consequências cada vez mais desastrosas para a aprendizagem dos nossos estudantes. Precisamos mais do que nunca investir no futuro dos nossos jovens que estão no ensino médio e aqui em São Paulo, estamos totalmente empenhados para isso”, ponderou o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares.

Será aberto na Secretaria Escolar Digital – SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/), a partir de amanhã (20), um plano de aplicação financeira, no qual as escolas poderão consultar quanto receberão e realizar o planejamento da gestão dos recursos.  Os repasses estão previstos para ocorrer após a escolha dos Itinerários Formativos pelas unidades escolares.

PDDE -SP

O Programa Dinheiro Direto na Escola São Paulo – PDDE-SP foi criado em 2019 para transferir recursos financeiros adicionais às escolas públicas estaduais e fortalecer suas ações e as comunidades onde estão inseridas. Melhorias na infraestrutura, a compra de materiais e equipamentos e mesmo aquisição de tecnologias digitais educacionais que facilitem a aprendizagem e a administração escolar estão entre os itens que podem ser adquiridos pelo PDDE-SP.

Novo Ensino Médio SP

Composto de duas partes, o Ensino Médio de São Paulo oferece uma Formação Geral Básica, com 1.800 h, e os Itinerários Formativos, com no mínimo 1.200 h de carga horária. O programa considera, em especial, três frentes: o desenvolvimento do protagonismo e do Projeto de Vida dos estudantes, a valorização da aprendizagem com a ampliação da carga horária de estudos e a garantia de uma formação básica comum a todos os alunos, acrescida da oportunidade de escolha no aprofundamento curricular. A primeira série deste ano já vivencia o novo modelo.

Os Itinerários Formativos começam a ser ofertados em 2022 e possibilitarão ao estudante escolher as áreas de conhecimento nas quais deseja se aprofundar, conforme interesse individual. Eles estão organizados em duas partes: o aprofundamento curricular e os componentes específicos, compostos por Eletiva, Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação, Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que variam de acordo com o turno e a carga horária da turma.

Atualmente, o currículo do Ensino Médio de São Paulo traz 11 possibilidades de aprofundamento curricular, sendo 10 de áreas do conhecimento e 1 de formação técnica. A partir de 2022, as diretorias de ensino e unidades escolares poderão construir suas próprias propostas de Itinerários Formativos, com o apoio do PDDE EM.