sexta-feira, 04/11/2022
Destaque

Educação SP oferece cursos de línguas para estudantes da rede estadual de ensino

Inglês, espanhol, alemão, francês, mandarim, japonês, italiano, libras e português para estrangeiros são as opções dos Centros de Estudos de Línguas

O projeto Centro de Estudo de Línguas (CEL), da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo (Seduc-SP), está com matrículas abertas para estudantes interessados em aprender novos idiomas em 2023. Podem se inscrever alunos do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual; estudantes das redes municipais que tenham aderido aos materiais de apoio ao Currículo Paulista; e estudantes do ensino médio do Centro Paula Souza.

O CEL é o local onde o estudante pode aprender um segundo idioma. Em todo o Estado de São Paulo, 167 unidades disponibilizam os cursos de espanhol, alemão, japonês, inglês, francês, italiano, mandarim, libras (língua brasileira de sinais) e português (para os estudantes estrangeiros matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino ou na rede municipal conveniada). Com quatro aulas por semana, os cursos têm duração de 3 anos, exceto para libras e português para estrangeiros que têm um único nível e duração de um pouco mais de 1 ano.

Os cursos visam enriquecer o currículo dos futuros profissionais, oferecendo acesso a outras culturas. As unidades oferecem aulas com material didático moderno, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas. Além do certificado de conclusão, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.

Os profissionais da educação da rede estadual também poderão se inscrever nos cursos, desde que seja em vagas remanescentes, ou se inscrever em cursos de idiomas a serem ofertados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (Efape).

O acesso aos cursos é gratuito. As matrículas para 2023 de todos os cursos estão abertas e podem ser feitas na Secretaria Escolar Digital ou nas próprias unidades escolares.

Saiba mais aqui e acesse a lista de todos os Centros de Estudo de Línguas (CEL)