quinta-feira, 28/10/2021
Notícia

Educação SP realiza encontro entre Dirigentes de Ensino estaduais e Representantes de Polo municipais em parceria com a Undime

Na ocasião também foi apresentado o plano da retomada obrigatória às aulas presenciais a partir de 3 de novembro

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) promoveu, em parceria com a Unidade Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um encontro entre os coordenadores da Pasta e Dirigentes de Ensino estaduais e Representantes de Polo municipais para discutir parcerias e estabelecer uma aproximação entre estado e municípios.

“Nós resolvemos fazer esse encontro entre as nossas diretorias de Ensino e as diretorias da Undime de todas as regiões justamente para aproximar e ajustar nossas agendas e assim ficar cada vez mais próximos” explica o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares.

“Este evento é um marco, pois estamos aqui reunidos pelo mesmo objetivo, que é levar educação de qualidade para os nossos estudantes. E é com grande satisfação que essa parceria entre o estado de São Paulo e os municípios está se tornando realidade” afirma a Secretária Executiva da Educação Renilda Peres.

A ocasião também foi a oportunidade para apresentar o plano da retomada obrigatória às aulas presenciais a partir de 3 de novembro. O evento também reforçou o alinhamento e parceria entre município e Estado em prol de políticas públicas para benefício dos estudantes pertencentes a ambas as redes de ensino.

“O evento de hoje tem esse efeito de parceria, de comprometimento e de excelentes notícias para nossa rede e tenho certeza de que será o primeiro de muitos”, avalia Ana Luiza Guimarães, Dirigente de Ensino de Marília.

Projeto de destaque

Entre os temas pontuados ao longo da reunião, as equipes da Seduc-SP ressaltaram o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (PAINSP). A iniciativa visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Seduc-SP.

“O Regime de Colaboração entre estado e municípios de São Paulo avançou muito nessa gestão. Criamos parcerias que vão muito além da transferência de recursos, incorporando suporte técnico e pedagógico. Queremos quebrar o paradigma de que o aluno é do estado ou do município, todos são alunos do sistema de ensino de São Paulo” declara, Henrique Pimentel Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação.

O PAINSP é um modelo dinâmico que se adapta às demandas e complexidades de cada município, com isso aprimorando as relações entre o governo do Estado e os governos municipais. Para atender essas demandas o plano parte de eixos de assistência como transporte escolar, infraestrutura física, alimentação escolar, equipamentos, formação de profissionais, avaliação educacional e materiais didáticos, pedagógicos e tecnologias educacionais.

“Quero agradecer a oportunidade, acredito que esse é o primeiro encontro de muitos. A gente vem construindo esse projeto há muito tempo e eu estou muito feliz em ver ele se concretizando porque esse era o nosso principal objetivo”, disse a presidente da seccional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã-SP, Márcia Bernardes.