sexta-feira, 14/02/2003

Educação tem destaque em Presidente Prudente

Empenhada em oferecer um ensino de qualidade, a Secretaria Estadual de Educação vem ao longo desta gestão desenvolvendo em todo o Estado de São Paulo uma série de ações descentralizadas, […]

Empenhada em oferecer um ensino de qualidade, a Secretaria Estadual de Educação vem ao longo desta gestão desenvolvendo em todo o Estado de São Paulo uma série de ações descentralizadas, caracterizando um governo empreendedor e acima de tudo, transparente. Isso se revela no total de recursos que foi destinado à educação na região de Presidente Prudente, da ordem de R$19 milhões.

Abrangendo 53 municípios, distribuídos em quatro Diretorias de Ensino, esses recursos foram destinados às obras, ações e programas que visam a melhoria da qualidade do ensino, como: aquisição de TVs, vídeos e materiais pedagógicos, merenda, instrumentos musicais e microônibus para transporte escolar.

Para atender  a região foram construídas 168 novas salas de aula. Hoje, são 177 escolas,  atendendo 191.801 alunos. Dessas, 82 possuem quadras cobertas, 74 possuem laboratório de informática, 72 com laboratórios de ciências e outros. Cento e treze possuem biblioteca.

Dentro do programa de capacitação, que vem gradativamente ocorrendo ao longo deste governo, foram capacitados 10.190 gestores na região, no período de 2000 a 2002. O PEC/Formação Universitária formou 76 professores de Presidente Prudente, entre 2001 e 2002. Hoje, o corpo docente da região conta com 5.479 professores, entre efetivos e não efetivos.

No conjunto de ações relativas ao Plano de Segurança lançado no ano passado, é possível destacar que em  33  escolas foram instalados alarmes, 30 receberam monitores e 167 participaram do mutirão de limpeza e conservação do patrimônio escolar. Além das instalações de equipamentos, as unidades escolares deram continuidade aos projetos desenvolvidos ao longo desta gestão, como o programa Prevenção Também  se Ensina, que recebeu investimento de  cerca de R$37 mil e o  projeto Jovem Protagonista, com investimento da ordem de R$242 mil. Visando a autonomia das escolas, a Secretaria repassou para as Associações de Pais e Mestres – APMs mais de  R$4 milhões para que as unidades escolares pudessem efetuar obras de pequeno porte e adquirissem material pedagógico, entre outras ações. E no item merenda escolar – foram repassados mais de R$10 milhões.

No âmbito pedagógico, foram repassados R$2.337 milhões destinados a programas como: Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp, implantado na rede estadual em 1996, cuja meta é analisar e aprimorar o ensino, corrigindo possíveis distorções; Educação de Jovens e Adultos; Centro de Estudos de Línguas – CELs, que oferece aos alunos da rede estadual, a possibilidade de aprender outros idiomas, como italiano, japonês, francês e espanhol. Já no Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio – PROMED foram destinados R$181 mil.

Tendo como objetivo a construção de novos prédios escolares, o Programa de Ação Cooperativa Estado/Município – PAC, promoveu repasse de  aproximadamente R$17 milhões. Já no Programa de Municipalização, foram repassados recursos da ordem de R$19  milhões entre Fundef e QESE. Preocupada em facilitar e garantir o acesso dos alunos às escolas da rede, a SEE destinou ao transporte escolar, 53 microônibus, um para cada município da região.