quinta-feira, 01/08/2013
Concursos

Educação terá novo concurso para diretores de escola

A partir de agora, gestores aprovados no certame também frequentarão cursos de formação

Em evento realizado nessa quinta-feira (1), o governador Geraldo Alckmin e o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, anunciaram novidades para a seleção de diretores de escola. Um novo concurso para 1.450 diretores de escola será realizado. Além disso, a seleção dos profissionais terá mudanças significativas.

A partir de agora, os gestores aprovados em avaliação deverão frequentar dois cursos de formação com duração de seis meses antes de atuar nas unidades de ensino. O objetivo da medida é oferecer aos novos diretores ferramentas para uma melhor atuação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No certame, que será regionalizado, além da prova objetiva e discursiva e uma avaliação de títulos, serão incluídas duas novas fases: uma etapa de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança e outra de visitas a várias unidades de ensino da rede. Após o curso, os diretores devem apresentar um plano de trabalho específico para a escola em que vão atuar. A aprovação nesta etapa também será condicionada à frequência.

Concomitante ao período de formação, o diretor passa por um estágio probatório com duração de três anos, período em que os profissionais vão receber orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino. Após o estágio, todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar.

“Nosso objetivo é transformar a avaliação em gestão de desempenho, com a perspectiva de apoio a esses diretores. Aumentamos as exigências do processo de ingresso e fortalecemos os profissionais com cursos, além de permanente acompanhamento”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para participar do concurso, o candidato deve ter licenciatura em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação, e ter no mínimo, oito anos de efetivo exercício de magistério. Não é preciso estar em atuação na rede estadual. Novidades sobre a publicação do edital serão divulgadas em breve aqui no Portal da Educação.

A remuneração inicial para diretor com jornada de 40 horas é de R$ 3.552,34. Com a Política Salarial estabelecida em 2011 pela Secretaria, as faixas e níveis de promoção salarial foram ampliados de cinco para oito. Assim, com a progressão funcional, os vencimentos podem chegar a R$ 8.410,82.

#album[2364]down#