segunda-feira, 11/09/2006

Educadora de Portugal faz palestra para professores da rede estadual na PUC

Objetivo da palestra foi oferecer subsídios para que professores possam ajudar alunos com dificuldades O feriado prolongado de Sete de Setembro não tirou a concentração e o empenho de 600 […]

O feriado prolongado de Sete de Setembro não tirou a concentração e o empenho de 600 professores de ensino médio da rede estadual da Capital e da Grande São Paulo no último sábado. O descanso deu lugar às atividades do Curso Gratuito de Especialização em Matemática na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Durante o evento, a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, destacou a importância do convite da Pontifícia Universidade Católica (PUC). “Senti que precisava estar presente para constatar o que vejo: vocês todos aqui, lotando este auditório para estudar, quando a maioria do país folga”, disse, referindo-se ao feriado prolongado. E continuou. “Ser professor é isso: atuar em tempo integral.”

Maria Lucia disse ainda que sente orgulho por estar à frente da rede estadual de ensino paulista,  considerada por ela uma rica experiência. “Espero que a educação se transforme efetivamente na prioridade deste País”, completou. Em seguida,  a educadora portuguesa Maria de Lurdes Marquês Serrazina, coordenadora do Projeto Nacional de Formação de Professores para o Ministério da Educação em Portugal,  em visita ao Brasil pela terceira vez, falou sobre a formação contínua em matemática realizada pelo governo português.

Mestra e Doutora em Educação Matemática pelas Universidades de Boston (EUA) e Londres, respectivamente, a educadora ressaltou a importância de estimular as capacidades de cada criança, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as potencialidades. A palestra teve como objetivo oferecer aos professores participantes subsídios teórico-metodológicos para que possam atuar de forma efetiva sobre as dificuldades dos alunos, melhorando a capacidade crítica e reflexiva dos mesmos, compreendendo o processo de aprendizagem dentro de uma perspectiva de construção do conhecimento.

Para uma aprendizagem de qualidade, deve-se levar em conta não apenas a formulação de tarefas adequadas nas atividades desenvolvidas em sala de aula, mas a reflexão feita sobre elas”, explicou. Ao abordar o tema Desenvolvimento Profissional, Lurdes falou sobre formas de aprendizagem em Portugal, onde o agrupamento de escolas é comum. ”Existem algumas tão pequenas que possuem apenas uma classe e um professor”, contou.

Fazendo as contas

Portugal tem 10 milhões de habitantes. A capital paulista possui mais de 11 milhões, segundo o IBGE. Mas, segundo a educadora, as metas são as mesmas. “Entre tantos desafios, seja no Brasil,  em Portugal ou qualquer outro lugar do mundo, o que importa é que os alunos sejam livres para desenvolver as competências matemáticas. E como tudo começa nos primeiros anos, é necessário promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didático e curricular dos professores”. Lurdes ressaltou também a importância da pesquisa. “Pesquisar não é apenas procurar conhecer, mas a procura por soluções adequadas”, disse.

Já a organizadora do evento, a profª Tania Campos, doutora em Matemática pela Université de Montpellier, resumiu. “Todo este empenho dos professores significa a melhoria da qualidade do ensino.”

Sobre o Curso

O curso gratuito de Especialização Matemática lançado pela PUC-SP em parceria com a Secretaria de Estado da Educação começou em março e vai até novembro deste ano. Tem carga horária de 360 horas, sendo 180 horas presenciais (na cidade de São Paulo) e 180 horas com atividades à distância (por internet e vídeo). A idéia é discutir questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem, a partir de resultados de pesquisas no âmbito da Educação Matemática .

O professor deve ter no mínimo 75% de presença, além de elaborar uma monografia após a realização de pesquisa orientada. A especialização em Educação Matemática é dividida em 6 módulos. Ao final do curso, os professores recebem diploma de pós-graduação Lato Sensu.

Sobre outras parcerias com a PUC

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) também contratou a PUC-SP para participar do curso de formação de professores para as redes municipais, dentro do PEC Municípios (2ª edição – 2006/2008). Estão matriculados 1.059 alunos-professores das cidades de Arujá, Araçariguama, Atibaia, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Igaratá, Jundiaí, Louveira, Mauá, Morungaba, Piraju, Vargem, Vinhedo, Tejupá e São Paulo.