• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/02/2016
CEL

Educadora de São Paulo conta experiência de viajar aos EUA pelo Jovem Embaixador

Programa leva alunos da rede pública para um intercâmbio de três semanas no país americano

“Uma experiência incrível”. Foram com estas palavras que a professora coordenadora de Língua Estrangeira da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul, Juliana Munhoz dos Santos, definiu a viagem para os Estados Unidos no mês de janeiro. A educadora foi selecionada para participar do programa Jovem Embaixador, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que levou 50 alunos da rede pública, que são exemplos em sua comunidade, para um intercâmbio de três semanas na terra do Tio Sam.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No país norte-americano, Juliana atuou como assistente, orientando os alunos participantes nas atividades relacionadas ao programa, que consistiram em visitas a órgãos públicos de algumas cidades, como a capital Washington, D.C. e também a escolas de Ensino Médio. “Na visita à unidade escolar falamos sobre tudo com os alunos americanos. Sociedade, culinária, esportes, tudo relacionado às culturas de Brasil e Estados Unidos. Foi uma troca de experiências incrível que tivemos”, revela.

A participação da professora no programa, que selecionou dois educadores em todo o Brasil para atuarem como assistentes, se deu após uma série de testes de proficiência em Língua Inglesa, além de testes sobre questões referentes à experiência profissional. “Fui selecionada pelo perfil. Percebi que o programa buscava não só um educador disposto a viajar, como a participar ativamente das atividades pedagógicas que lá aconteceriam”, afirma.

“Acredito que para o aluno o programa ajuda a desenvolver espírito de liderança, trabalho em equipe, além do aprendizado de uma nova cultura. Já para o professor, ter o contato direto não só com estudantes de outro país, como o contato com alunos de outros Estados do Brasil é muito importante. Aprendi muito sobre o sistema de ensino de diversas regiões de nosso país com os alunos”.

Aluna da rede selecionada para o Jovem Embaixador

Além da professora Juliana, quem teve a oportunidade de estudar o Inglês, além de conhecer a cultura dos Estados Unidos foi a estudante Ana Luiza de Souza, da E.E. Professora Ilza Irma Moeller Coppio, localizada no município de São José dos Campos.

A estudante se destacou na premiação por dois trabalhos. Ela criou o projeto “O Olho de Quem Não Vê”, uma bengala com GPS que informa ao usuário a sua localização. Já o outro trabalho falou sobre conscientização ambiental, no qual todos os alunos da escola e a comunidade escolar receberam informações sobre Meio Ambiente e a importância dos recursos naturais. Saiba mais aqui.

Intercâmbio na Europa

Em 2014, 219 alunos da rede estadual embarcaram para a Europa para realizar um intercâmbio estudantil. Os estudantes participaram de cursos intensivos de idiomas na Espanha, França e Inglaterra a fim de aprimorarem a bagagem cultural. Matriculados nos Centros de Estudos de Línguas, os jovens concorreram à viagem com outros 5 mil estudantes.