sexta-feira, 14/01/2005

Educadora finalista do Pró Gestão de 2004 já está na Espanha

Ela foi selecionada entre 11 diretores que concorreram ao Prêmio A professora Ângela Lombardi, diretora da escola estadual Dom Miguel Kruse, em Cangaíba, zona leste da capital paulista, já está […]

Ela foi selecionada entre 11 diretores que concorreram ao Prêmio

A professora Ângela Lombardi, diretora da escola estadual Dom Miguel Kruse, em Cangaíba, zona leste da capital paulista, já está em Santiago de Compostella, na Espanha, onde ficará até o dia 15 de março para participar do curso oferecido pela UNIAPA (Unión Iberoamericana de Padres de Família e Alumnos) e patrocinado pela Fundação Telefônica.

O curso de pós-graduação tem como tema a relação da família com a escola e o ensino. A carga horária total é de 620 horas, compostas por atividades na Espanha e outras complementares à distância.

A diretora foi selecionada entre as 11 colegas da capital e do interior que concorreram ao prêmio Pró Gestão, em 2004. Critérios como números de alunos da escola que dirige, ligação com a comunidade, trabalhos voluntários e conhecimentos em espanhol foram levados em conta na hora da escolha.

Durante sua estada na Espanha, Ângela fará um diário de bordo, que ficará no ar no site da secretaria. Na volta, a diretora participará de workshops e palestras divulgando o trabalho realizado na Espanha. A idéia é que todo conhecimento adquirido durante os três meses de curso seja disseminado entre os professores, supervisores e diretores da rede.

História de sucesso

Ângela é diretora da escola Dom Miguel Kruse desde 2002. Ao assumir o cargo, ela enfrentou o desafio de comandar uma grande escola em uma região carente, com altos índices de criminalidade e problemas sociais.

Desde então, ela conquistou a confiança dos funcionários, alunos, pais e comunidade da região. Os projetos idealizados por ela e sua equipe, como o de jardinagem e o de reaproveitamento de água da chuva, são exemplos de atividades que mudaram o perfil da escola e deram à educadora um lugar de destaque entre os profissionais da educação.

Adriana Cardillo