• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/08/2006
Últimas Notícias

Educadores, coordenadores e voluntários comemoram três anos do Programa

Mais de três mil participantes do III Congresso de Educação realizado pelo Programa reafirmaram o sucesso da integração entre escola e comunidade. A secretária de Estado da Educação, Maria Lucia […]

Mais de três mil participantes do III Congresso de Educação realizado pelo Programa reafirmaram o sucesso da integração entre escola e comunidade.

A secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, participou da abertura oficial do III Congresso de Educação do Programa Escola da Família, nesta quarta-feira, dia 23, no Anhembi, zona norte da Capital. O evento reuniu mais de 3.000 educadores, coordenadores e voluntários vindos dos 645 municípios do Estado. Maria Lucia comemorou os resultados positivos do Programa. “Hoje é um dia muito importante, não apenas pelos três anos do programa, mas principalmente pelo percurso vencedor traçado pelos envolvidos”.

O Programa Escola da Família integra escola e comunidade. Implantado em 23 de agosto de 2003, é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Unesco e o Instituto Ayrton Senna. Tem o objetivo de envolver a comunidade escolar em atividades culturais, esportivas e profissionais nas unidades escolares da rede aos finais de semana.

A participação responsável e a inserção das pessoas somadas a educação resultaram no crescimento e consolidação do programa em todo o Estado. Para a secretária, o papel dos educadores no processo é fundamental. “Acredito que, desde o início, os educadores tiveram um envolvimento muito grande com o programa. Afinal, se você é um educador, tem de ser comprometido. Caso contrário, não poderia ser educador. E desta forma, tenho a certeza de que deram o melhor de si”, afirma.

Para o governador Cláudio Lembo, também presente à cerimônia, abrir as escolas aos finais de semana é um sinal de coragem. “É não se acovardar para os problemas que a sociedade enfrenta no seu dia-a-dia. Os educadores do programa estão transformando o ambiente escolar em um ambiente familiar, além de criar cursos e atividades que dão oportunidade às pessoas”, disse o governador.

A coordenadora executiva do Escola da Família , Cristina Cordeiro, garante que “o verdadeiro significado do programa é a capacidade de transformação proporcionada às pessoas que participam. A cada ano que passa a responsabilidade sobre o programa aumenta”. Segundo ela, trata-se de um ciclo que não tem fim. “Os que procuram por ajuda ou para aprender alguma atividade também querem ensinar o próximo depois de um tempo. Com isso melhoram suas vidas e contribuem também para a melhora do outro”.

Reforço da parceria

Durante o evento, a secretária Maria Lucia anunciou a extensão da parceria do Instituto Ayrton Senna para o Programa Escola de Tempo Integral. “É mais um passo dado para tornar o projeto viável. Espero que num futuro próximo a sociedade também possa exigir sua continuação”, completou a secretária.

Também estiveram presentes no Congresso a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Carmen Vitória Anunziatto, a representante do escritório da Unesco em São Paulo, Ambar de Barros, a presidente do Instituto Voluntário Faça Parte , Milu Vilela, a diretora de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leila Ianonni, e Margareth Goldemberg., do Instituto Ayrton Senna .

Premiações

Durante o evento, o Instituto Ayrton Senna ofereceu às Diretorias de Ensino que se destacam pela execução de projetos de empreendedorismo juvenil o prêmio “Atitude Ayrton Senna 2006”. Veja a seguir quem recebeu o prêmio:

Pedro Paulo Almeida Galvão – Apiaí

Cleomenis José Santana – Assis

Dimas Narcizo – Barretos

Maria Zilda Cezarotto- Itu

João Luiz Sene – Jales

Reginaldo Antonio Fávaro – Piraju

Catarina André Hand – São Roque

Adélia Menezes da Silva – Fernandópolis

Luiz Reinaldo Lopes – José Bonifácio

Sônia Maria Santana de Abreu – Birigüi

Reginalice Nakao da Silva – Registro

Tereza Aparecida Dancini – Sertãozinho

Dirigentes ganhadores do curso Instituto Ayrton Senna – Superação Jovem

Taquaritinga – Ângela Isabel Galatti

Sertãozinho – Cláudia Maria

Barretos – Cleovanir Aparecida T. F. Carlos

Bauru – Gina Sanches

Jales – Ivana Pereira Muller

Itu – Josimarie Julio

Assis – Leide Célia Dainese Correa

Birigui – Maria Cristina Galera Castilho

Apiaí – Maria Gonçalves da Luz Souza

Caraguatatuba – Maria Margarete Curdioli