quarta-feira, 05/12/2012
Releases

Educadores da rede estadual têm até o dia 7 para se inscrever em programa de estágio no Japão

Promovida pela Secretaria da Educação e o Governo de Toyama, a iniciativa promove intercâmbio para docentes e gestores brasileiros representarem o país no Japão, com todas as despesas pagas O […]

O período de inscrições para o programa de estágio em convivência multicultural – Japão 2013, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Governo de Toyama, vai até sexta-feira, dia 7. Voltada aos professores e funcionários de escolas estaduais do Estado, a ação levará um docente ou gestor educacional brasileiro ao Japão por seis meses, em meados de 2013.

Todos os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais, culturais e sociais do programa são pagos pelo governo japonês, além do benefício de uma bolsa no valor de ¥50.000 no primeiro mês, enquanto fará o curso de japonês na província de Shiga, e ¥3.500 por dia durante o período do estágio em Toyama. O montante será pago ao final de cada mês.

Podem se inscrever funcionários da Secretaria da Educação, professores ou gestores de escolas estaduais do Estado de São Paulo, com experiência no Ensino Fundamental, Médio ou equivalente, maiores de 22 anos, com domínio da língua japonesa equivalente ao nível N2 ou 2 do exame de proficiência Nihongô Noryoku Shiken. É importante que o candidato demonstre flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), por meio do telefone (0/xx/11) 3866-0645 ou com a Assessoria de Relações Internacionais, por meio do número (0/xx/11) 3218-3465, e preencher uma ficha de inscrição que deverá ser enviada por e-mail e devolvida juntamente com o currículo, cópia de documento que comprove o nível de proficiência em língua japonesa, cópia de diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou pós-graduação. Após análise dos documentos, haverá entrevistas com os pré-selecionados.

Experiência

A Província de Toyama mantém desde 1974 um programa de estágio técnico por meio do qual recebe profissionais da América do Sul e de outras localidades com as quais tem firmado tratados de amizade. O intercâmbio com o Brasil foi criado em 2009. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países parceiros e incrementar as relações internacionais de Toyama a partir do convívio dos estagiários com a população local.

Na província existe um grande número de crianças estrangeiras, na maioria brasileiras que frequentam escolas juntamente com os estudantes japoneses. Sendo assim, as diferenças de língua e costumes impõem a construção de um ambiente escolar que melhor propicie o convívio entre diferentes culturas. Ao retornar para o Brasil, o intercambista também tem a missão de compartilhar as experiências obtidas durante a viagem.

O professor de ciências Felipe Fuzzo, da Escola Estadual Professor Antônio Firmino de Proença, localizada na Mooca (zona leste de SP), acabou de retornar da edição 2012 do programa.

Para ele, o intercâmbio oferece uma ótima oportunidade para que os professores brasileiros transmitam sua cultura e aprendam com as diferenças entre Brasil, Japão e também outros países. “Foi possível fazer amizade tanto com brasileiros e japoneses, quanto com estagiários de vários outros países, como China, Coreia e Peru. Sempre quis ir ao Japão e poder realizar esse sonho e ao mesmo tempo aprender para ajudar os alunos brasileiros. Foi uma chance única e sou muito grato pela oportunidade”, completa Felipe.