Todos os educadores das 91 Diretorias de Ensino do estado podem participar de capacitação do Programa de Educação Financeira nas escolas. O curso é oferecido pela da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), com aulas ministradas na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e fica disponível até outubro. Para participar, entre em contato com a AEF-Brasil aqui.
Além do conteúdo digital na formação dos educadores, as escolas participantes recebem materiais didáticos impressos, que são distribuídos pelo MEC. Os livros oferecem orientação didático-pedagógica para aplicação em sala de aula.
A formação propõe o alinhamento da Educação Financeira ao currículo da Educação Básica, com o objetivo de preparar as futuras gerações para desenvolver competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas.
O modelo pedagógico e o conteúdo foram concebidos tendo como base o documento “Orientação para Educação Financeira nas Escolas”, construído com a participação do Ministério da Educação (MEC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e diversas outras instituições educacionais e financeiras ao longo de um ano, coordenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Estudo longitudinal
A AEF-Brasil está programando iniciar, em 2017, um estudo longitudinal com alunos da rede estadual de ensino em Tocantins. Esses alunos serão acompanhados desde a primeira série do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. O objetivo é identificar como as suas decisões financeiras impactam na sua vida e da sua família. Em São Paulo, a Secretaria de Estado de Educação estuda a possibilidade de participar do estudo.