• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/08/2016
Pais e Alunos

Programa leva educação financeira para dentro das salas de aula

Voltado para educadores, curso é oferecido em plataforma EAD com material didático oferecido elo MEC

Todos os educadores das 91 Diretorias de Ensino do estado podem participar de capacitação do Programa de Educação Financeira nas escolas. O curso é oferecido pela da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), com aulas ministradas na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e fica disponível até outubro. Para participar, entre em contato com a AEF-Brasil aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além do conteúdo digital na formação dos educadores, as escolas participantes recebem materiais didáticos impressos, que são distribuídos pelo MEC. Os livros oferecem orientação didático-pedagógica para aplicação em sala de aula.

A formação propõe o alinhamento da Educação Financeira ao currículo da Educação Básica, com o objetivo de preparar as futuras gerações para desenvolver competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas.

O modelo pedagógico e o conteúdo foram concebidos tendo como base o documento “Orientação para Educação Financeira nas Escolas”, construído com a participação do Ministério da Educação (MEC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e diversas outras instituições educacionais e financeiras ao longo de um ano, coordenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Estudo longitudinal

A AEF-Brasil está programando iniciar, em 2017, um estudo longitudinal com alunos da rede estadual de ensino em Tocantins. Esses alunos serão acompanhados desde a primeira série do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. O objetivo é identificar como as suas decisões financeiras impactam na sua vida e da sua família. Em São Paulo, a Secretaria de Estado de Educação estuda a possibilidade de participar do estudo.