segunda-feira, 27/06/2005
Últimas Notícias

Educadores de 13 estados se reúnem em São Paulo

Objetivo é treiná-los para promover o sucesso dos alunos de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio Educadores vindos de várias partes do País estão reunidos em São Paulo para a quarta edição do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão), organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O treinamento, que […]

Objetivo é treiná-los para promover o sucesso dos alunos de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio

Educadores vindos de várias partes do País estão reunidos em São Paulo para a quarta edição do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão), organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O treinamento, que vai até sábado, acontece no auditório da Faculdade das Américas, reunindo professores do Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo. Na abertura, esses multiplicadores, que repassarão seus conhecimentos para supervisores de ensino de suas regiões, conheceram os detalhes do curso e acompanharam uma palestra de Jesus Martin Cordero, conselheiro em educação da Embaixada da Espanha, sobre educação a distância.

A capacitação dos professores é dada por especialistas do Consed. O Estado de São Paulo participa com 16 multiplicadores. Entre os temas da semana, destaca-se técnicas de gerenciamento de escolas, monitoramento pedagógico e a construção de uma escola voltada para o sucesso do aluno.

 

 

 

 

 

DISPOSIÇÃO PARA APRENDER

Em sua palestra, Jesus Martin Cordero ressaltou que o Progestão tem dois pontos fortes para dar certo: considerar as necessidades reais dos gestores (usuários) do programa, e fugir da estrutura tradicional, propondo atividades que não coloquem os professores numa situação passiva diante dos temas discutidos.

A responsável pela coordenação do Progestão no Consed, Maria Aglaê Machado, explicou que o foco básico da capacitação tem alvos certeiros: auxiliar as lideranças a superar dificuldades de gestão cotidiana das escolas; atuar como política voltada para a construção de um projeto democrático de autonomia que promova o sucesso dos alunos, além de um padrão comum de qualidade na formação continuada dos gestores escolares.

A coordenadora do programa revelou que a escola consegue fazer a diferença no dia a dia quando se preocupa com o estilo de liderança e a forma de organização, responsabilizando-se pelos resultados e gerando expectativas positivas.

 

 

 

 

 

A EVOLUÇÃO EM NÚMEROS

Pesquisas realizadas pelo Progestão comprovam as mudanças promovidas pela Capacitação para Gestores Escolares. Os resultados revelam que o treinamento estimulou a reflexão sobre a prática de ensino para 93% dos professores. Já 92% disseram que a experiência trouxe novos conhecimentos. Além disso, 78% dos educadores se sentiram estimulados a desenvolver competências a partir da capacitação. E mais: 84% deles se mostraram mais empenhados com o sucesso dos alunos; outros 86% relataram a valorização do trabalho em equipe para o aprendizado. “Quando a gente acha que tem uma boa equipe a escola vai bem, afinal, uma só andorinha não faz verão”, disse a coordenadora do programa.

A quarta edição do Treinamento de Multiplicadores do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares encerra-se no sábado, às 18h30, com entrega de certificados aos participantes. O Consed, promotor da capacitação reúne todos os secretários de educação do país e é presidido pelo secretário de educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita.

Treinamento de Multiplicadores do Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares

Data: de 27 de junho a 1º de julho

Horário: de 8h30 às 18 horas

Local: auditório da Faculdade das Américas

Rua Augusta, 973.

Celso Bandarra