• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/04/2005
Últimas Notícias

Educadores de Taquaritinga participam do programa Prevenção Também Ensina

Iniciação sexual dos jovens, gravidez na adolescência, oficinas de prevenção ao uso indevido de drogas. Esses são alguns dos temas abordados na capacitação do programa Prevenção Também Ensina, parceria entre […]

Iniciação sexual dos jovens, gravidez na adolescência, oficinas de prevenção ao uso indevido de drogas. Esses são alguns dos temas abordados na capacitação do programa Prevenção Também Ensina, parceria entre a Diretoria de Ensino de Taquaritinga e a Secretaria Municipal da Saúde do município. Coordenadores de área, assistentes técnico-pedagógicos do programa Escola da Família, professores e alunos participaram do primeiro módulo no dia 31 de março. As capacitações ocorreram na última quinta-feira de cada mês, num espaço cedido por um comerciante da região.

O programa Prevenção Também Ensina oferece o curso de capacitação de educadores para implementar ações preventivas nas escolas como subsídio aos educadores e alunos monitores para lidar com os jovens, quanto às dúvidas da adolescência.

O trabalho envolve palestras, oficinas e debates, com o objetivo de atingir a melhor metodologia para trabalhar temas transversais com adolescentes, em fase escolar. O Programa Escola da Família almeja, através desses ensinamentos e com o auxílio dos educadores capacitados, trabalhar com os pais, vislumbrando a reestruturação do meio familiar.

No módulo 1 – Adolescentes – a professora Cristiane Simom, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, falou sobre o comportamento dos jovens. Em seguida, os participantes discutiram as características física, psicológica e social dos jovens, a sexualidade na adolescência, o tabu da virgindade e a primeira vez.

A seguir, o cronograma dos próximos:

Módulo 2 – Abril – Gravidez na adolescência – Albertina Duarte.

Módulo 3 – Maio – Oficinas de prevenção da gravidez na adolescência – professora Maria Cecília Rodrigues de Oliveira.

Módulo 4 – Junho – Sexualidade – professora Rosalina Carvalho da Silva.

Módulo 5 – Agosto – Amor, relacionamento e gêneros – professora Rosalina Carvalho da Silva.

Módulo 6 – Setembro – Vulnerabilidade e risco – ainda não foi definido o palestrante.

Módulo 7 – Outubro – Oficinas de prevenção ao uso indevido de drogas – ainda não foi definido o palestrante.

Módulo 8 – Novembro – Planejamento e desenvolvimento de ações preventivas nas escolas – tema discutido entre professores, alunos e comunidade escolar.

Em dezembro, enceramento do ano letivo, os alunos apresentarão seminários sobre os temas estudados.

Eduardo Santos