• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/08/2003
Últimas Notícias

Educadores do Interior receberão orientações do CAPE

Preocupada com a educação de qualidade para todos os alunos da rede, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), irá promover a […]

Preocupada com a educação de qualidade para todos os alunos da rede, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), irá promover a partir de quinta-feira, 21 de agosto, orientações técnicas para os educadores do Interior. A proposta é uma ação itinerante do CAPE com a intenção de apresentar os fundamentos básicos quanto às características das necessidades especiais, às adaptações curriculares e à utilização de materiais específicos para facilitar aos alunos o acesso ao serviço de qualidade na escola pública estadual.

A primeira Diretoria de Ensino que receberá a equipe do CAPE será Piraju. Até o mês de novembro, a equipe pretende visitar cerca de 18 Diretorias de Ensino no Interior. Os critérios para as visitas estão de acordo com um levantamento de dados sobre as escolas, o número de alunos com necessidades especiais, as ações desenvolvidas, para propor atividades práticas, soluções de problemas e orientações aos educadores. A intenção da direção do CAPE é de que os profissionais das Diretorias de Ensino multipliquem os conhecimentos para melhorar a qualidade de atendimento nas escolas de cada região. Dessa forma, os professores das classes comuns, ao receberem os alunos com necessidades educacionais especiais, saberão utilizar os recursos necessários, como flexibilização de tempo, de conteúdo, de estratégias, que acabam por trazer benefícios a todos os alunos.

“A equipe do CAPE pretende realizar uma aplicação prática do que vem fazendo desde o ano passado, dando apoio às Diretorias no processo de inclusão, analisando as dificuldades e propondo idéias novas”, disse a diretora do CAPE, professora Maria Alice Rosmaninho.

Além da ação itinerante, o CAPE receberá, até o final de novembro, 40 Diretorias de Ensino da capital e Grande São Paulo para oferecer, simultaneamente, as mesmas orientações técnicas que serão transmitidas no interior.

É importante lembrar que, de 2000 até  2002, foram oferecidos cursos e orientações técnicas para cerca de 6.000 profissionais (supervisores de ensino, assistentes técnicos pedagógicos, professores especializados, coordenadores de Centros Especializados de Formação de Magistério e professores do ensino fundamental e médio).

Serviço

CAPE: Rua Pensilvânia, 115 – Brooklin.

O prédio é totalmente adaptado, com base na arquitetura universal, e possui projetos de acessibilidade, para capacitar o professor a trabalhar com alunos que têm necessidade especial.

Luciane Salles