segunda-feira, 27/09/2004

Educadores e alunos de Escola Estadual de Embu são recebidos pelo Secretário da Educação na sede da secretaria

O secretário Gabriel Chalita e a coordenadora Arlete Scotto, da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (GOGSP), e Mariléa Vianna, chefe de gabinete, tiveram uma agenda […]

O secretário Gabriel Chalita e a coordenadora Arlete Scotto, da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (GOGSP), e Mariléa Vianna, chefe de gabinete, tiveram uma agenda diferente na última sexta-feira, dia 24. A pauta do encontro não estava ligada a temas como projetos pedagógicos, educacionais ou a qualquer outro que costuma predominar nas reuniões. Tratou-se de uma atenção especial ao grupo de diretores, professores, dirigente, alunos e funcionários da EE Rosana Sueli Funari, localizada em Embu, que acabaram de passar por momentos difíceis com a morte do professor Nelson Antonio Nascimento.

O professor Gabriel Chalita falou sobre a importância de não deixarem a escola ser ‘estigmatizada’ pela fatalidade. “A escola tem projetos fantásticos e são eles que devem sobressair. Não podemos deixar a mídia massacrar a escola com o ocorrido se há uma série de ações benéficas e eficazes que auxiliam mais de 1,9 mil alunos”, comentou.

“Ficamos abalados com a seqüência de fatos trágicos em nossa escola, mas saímos daqui hoje mais fortes para levarmos isso à comunidade escolar”, disse a vice-diretora em exercício, Maria do Carmo Botelho.

O secretário ressaltou que “num momento de dor e perdas é fundamental que o grupo se una mais. Temos o desafio de educar melhor para que essas coisas aconteçam cada vez menos”.

Em conversa com o professor Gabriel Chalita, a vice-diretora Maria do Carmo Botelho falou da necessidade da criação de um centro de lazer no bairro do Jardim Vazame. Em seguida, o secretário solicitou que sua equipe providenciasse um pedido formal à Secretaria de Estado da Cultura para a possibilidade de implantação do ‘Projeto Guri’ na região.

Maria do Carmo também aproveitou a oportunidade para falar sobre os ‘novos talentos’, descobertos no Mini Festival da escola, e que hoje fazem sucesso na mídia. “Um aluno conseguiu apoio para gravar um CD e um grupo de dança já ganhou um troféu em uma de suas apresentações em programas de TV”, informou a vice-diretora.

Como prova concreta de que a EE Rosana tem o dom de descobrir talentos, a direção levou a aluna e violonista Flavia Mendes da Silva para se apresentar, ao vivo, no salão. A estudante tocou o trecho de um hino em violino. Ela está no 3º ano do Ensino Médio, vai prestar vestibular na área de Química e, para concretizar seus planos, pretende trabalhar no programa Escola da Família ensinando música para conseguir a bolsa na universidade. “Estava um pouco nervosa, mas foi uma honra tocar para o secretário. Esse dia vai ficar marcado para sempre na minha memória”, disse a estudante.

O aluno Marcos Francisco da Cruz, que também está na 3ª série do Ensino Médio, aproveitou a oportunidade para agradecer aquele momento especial e dizer que vai conseguir realizar o sonho de ser professor. “Eu valorizo os meus professores e sei que eles não estão ali de enfeite, estão para nos ensinar”. O estudante Ednelson Ramos dos Santos considerou a visita positiva sob vários aspectos, não só porque teve a oportunidade de conhecer melhor a Secretaria, mas, principalmente, porque teve a oportunidade de dizer ao secretário o que a escola precisava receber apoio.

Geralda Câmara Rios tem 59 anos e cursa o 5º semestre de Pedagogia na Universidade Adventista de São Paulo. Ela trabalha como oficial escolar na secretaria do colégio. “Estou encantada com essa visita. Levo daqui mais coragem, firmeza e conhecimento”, disse. “A educação não acontece só dentro da sala de aula, mas a cada momento, em cada lugar diferente. Hoje fiquei sabendo mais sobre a história desse prédio da Secretaria e conheci a Rede do Saber”, completou.

Além disso, Geralda se impressionou com a simplicidade do secretário, que tratou a todos, dirigentes, professores, funcionários e alunos, da mesma forma. O sonho dela é formar-se em Pedagogia e montar uma escola de educação infantil, depois que se aposentar: “não é para ganhar dinheiro, mas para ajudar as crianças carentes”.

O professor de Matemática e educador profissional, José Berto, lembrou o secretário da importância do programa Escola da Família. ” A EE Rosana é hoje o centro de lazer e cultura do Jardim Vazame aos moradores, não podemos deixar que a fatalidade prejudique uma escola de tamanha importância para a região”, frisou.

A Coordenadora da COGSP (Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo), professora Arlete Scotto, levou as boas notícias aos convidados informando que a escola terá uma Padaria Artesanal e receberá recursos para a compra de novos computadores, portões e conjuntos de carteiras. “A GOGSP já recebeu um recurso de R$ 14 mil para a compra de computadores. Brevemente, a sala de informática estará com os novos equipamentos”.

No dia 27 de agosto, após a saída dos alunos do período noturno, o professor de matemática e coordenador da turma do noturno, Nelson Antonio do Nascimento, foi morto com tiros quando saia da escola. Há indícios de que o professor teria sido morto por engano, pois possuía um automóvel da mesma marca, modelo e cor do namorado da professora envolvida, Cristiane Aparecida dos Santos.

A vice-diretora faz questão de frisar que a escola sempre foi tranqüila, participativa, os alunos são motivados, há muitas ações no Escola da Família e projetos especiais. “Nós precisávamos mostrar tudo isso, que é o que temos de melhor”, disse. A professora Arlete Scotto não tem dúvidas de que escola saberá superar rapidamente essa fase: “É uma equipe muito boa e unida”. Elogios foram feitos também ao dirigente Bernardo e à supervisora Maria Aparecida.

Regina Pitoscia e Paola Martins