• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/04/2020
Destaque

Educadores já podem se replanejar para a volta às aulas no dia 27

A Coordenadoria Pedagógica e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação elaboraram um documento conjunto para orientar as escolas

Com o objetivo de preparar a equipe escolar para o retorno às aulas dos 3,5 milhões de alunos na próxima segunda-feira (27), os professores e gestores das escolas estaduais participam de hoje a sexta-feira (22, 23 e 24) do replanejamento escolar. A suspensão das atividades presenciais se deu no dia 23 de março para prevenir a disseminação do coronavírus nas escolas.

“Temos pouco tempo, mas a ideia é ir melhorando e aperfeiçoando o trabalho nas plataformas ao longo dos próximos dias. Queremos simplificar ao máximo a vida dos educadores e dos estudantes, mas precisamos retomar, aos poucos, os nossos processos de aprendizagem”, disse o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

O documento indica que as equipes escolares se reúnam virtualmente, através de uma plataforma online, para estabelecer combinados e replanejarem suas atividades. Neste planejamento será definido como serão elaborados e enviados os roteiros de atividades escolares aos estudantes. Também deverão ser estabelecidos meios para comunicação entre profissionais da escola e seus responsáveis, além de futuras reuniões de rotina entres a equipes administrativa e gestora de cada escola.

Durante os dias de planejamento também haverá uma programação especial do Centro de Mídias para os docentes participarem de orientações e palestras, que serão ministradas pela equipe da Seduc e convidados. Alguns temas abordados serão: Como usar o aplicativo Centro de Mídias SP; Como chegar nos alunos que não conseguem acessar o Centro de Mídias SP; Como acompanhar e avaliar a aprendizagem; Como replanejar as aulas.

Sobre as aulas à distância

As aulas na rede estadual podem ser acompanhadas pelo app do Centro de Mídias SP e pela TV Cultura Educação, os professores das escolas deverão dar suporte aos alunos em eventuais dúvidas e elaborar atividades relacionadas ao conteúdo.

No aplicativo haverá diversos canais, focados nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Pela TV Cultura Educação, será possível ter acesso a videoaulas e atividades transmitidas inclusive em tempo real. A grade horária será dividida por etapas. Haverá componentes alternados a cada semana, sendo que matemática e língua portuguesa serão aplicados toda semana. Os alunos dos anos iniciais terão programação específica transmitida pela canal TV Cultura Educação, e ainda receberão um material impresso disponibilizado pela Seduc.