• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/07/2005
Últimas Notícias

Educadores participam do projeto Água Hoje e Sempre: consumo sustentável

Cerca de 180 Assistentes Técnico-Pedagógicos das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo vão se reunir nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 de agosto, na Faculdade […]

Cerca de 180 Assistentes Técnico-Pedagógicos das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo vão se reunir nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 de agosto, na Faculdade das Américas, em São Paulo, para o 3º Encontro de Formação Continuada do projeto Água Hoje e Sempre: consumo sustentável. A iniciativa faz parte de um trabalho de conscientização dos problemas ambientais e redução do desperdício que vem sendo desenvolvido pela Secretaria desde 2004, com resultado expressivo: a economia de 68,89% no consumo de água das escolas no ano passado.

O objetivo do encontro da semana que vem é preparar os educadores para que possam orientar a equipe escolar no desenvolvimento de projetos pedagógicos a partir do uso da publicação Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável, elaborada pela CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação). Os professores serão os responsáveis por levar a discussão da economia de água para o cotidiano do aluno, de forma que ele aprenda a economizar água não apenas na escola, mas também em casa.

As 5,3 mil escolas estaduais já receberam 10 exemplares da publicação, que trata especificamente dos recursos hídricos, destacando maneiras de abordá-los na escola. São 60 mil exemplares distribuídos para escolas de ensino fundamental, médio e de jovens e adultos, localizadas na capital, na Grande São Paulo e no interior, incluindo as zonas rurais.

Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável

A cartilha sugere atividades diversificadas que incentivam os professores de todas as disciplinas a saírem a campo para analisar as condições ambientais do entorno da escola e a qualidade da água dos rios e riachos do município. O eixo central da atividade é o estudo das bacias hidrográficas.

Também são feitos exercícios de pesquisa na própria escola, em busca de saídas para eliminar o desperdício de água. O projeto valoriza a preservação do meio ambiente e seus recursos, orienta para a construção da agenda ambiental nas escolas e aprofunda conceitos como Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Mananciais e Recursos Hídricos da Região.

Todas as iniciativas da Secretaria de Estado da Educação voltadas ao consumo consciente da água, como os encontros de formação de professores, a publicação da cartilha e a campanha Água é Vida , lançada em 2004, têm por objetivo reverter a cultura de desperdício e mudar a atitude do aluno, do professor e da escola em geral.

Paola Martins