segunda-feira, 29/07/2013
Professores e Funcionários

Educadores podem consultar dicas para o replanejamento escolar, que começa dia 30

Coordenadoria de Gestão da Educação Básica elaborou documento para orientar as escolas

As aulas na rede estadual de ensino recomeçam na próxima quinta-feira (1). Com o objetivo de preparar a equipe escolar para o retorno dos mais de quatro milhões de alunos, os professores e gestores das escolas estaduais participam, nessa terça (30) e quarta-feira (31), do replanejamento escolar.

Nessa etapa do ano letivo, a tarefa dos educadores é revisar a proposta pedagógica e o plano de ação da escola, visando alcançar as metas propostas no início do primeiro semestre, durante o Planejamento Escolar. Para isso, toda a equipe escolar é envolvida em uma reflexão sobre as ações desenvolvidas na unidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“É importante promover a participação de toda a equipe escolar, pois o replanejamento é o momento no qual a escola irá reavaliar todas as ações que foram realizadas e redimensioná-las para o segundo semestre”, explica João Freitas, diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

Orientação

Com o objetivo de orientar os educadores no processo de replanejamento, a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) elaborou um documento com sugestões de tópicos a serem discutidos e maneiras de organizar o período de discussões e reflexões.

O documento indica, por exemplo, que sejam avaliados os projetos e programas desenvolvidos na escola, o documento formulado durante o Dia D de Autoavaliação, além dos resultados da unidade no Saresp, na Avaliação de Aprendizagem em Processo e outros. Confira aqui o material elaborado pela CGEB.

“A ação tem o objetivo de garantir a aprendizagem dos alunos e a conquista das metas propostas no início do ano letivo. Nessa etapa, novas metas também podem ser definidas”, afirma Freitas.