• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/10/2015
Professores e Funcionários

Educadores terão plataforma online para auxiliar no Saresp e Saeb

A ferramenta reúne dados das últimas edições com gráficos e tabelas

Este ano acontecerá o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e para auxiliar os educadores, a Educação desenvolveu uma plataforma online Foco Aprendizagem que disponibilizará dados das últimas edições de cada unidade de ensino e apontará, por meio de gráficos e tabelas, as habilidades por série e disciplina.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A plataforma Foco Aprendizagem serve como base para o planejamento das aulas dos professores ao longo de todo o ano letivo. Em 2014, todos os ciclos da rede estadual paulista avaliados obtiveram a melhor média das últimas cinco edições em Língua Portuguesa e Matemática. Nos Anos Iniciais, a comparação com 2010 é de 20,2%. A prova é aplicada a alunos do 3º, 5º, 7º (amostral) e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

SARESP e SAEB

Neste ano, o SARESP está marcado para os dias 24 e 25 de novembro. Em 2014, todos os ciclos da rede estadual paulista avaliados obtiveram a melhor média das últimas cinco edições em Língua Portuguesa e Matemática. Nos Anos Iniciais, a comparação com 2010 é de 20,2%. A prova é aplicada a alunos do 3º, 5º, 7º (amostral) e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Já o SAEB, realizado de forma bianual pelo Ministério da Educação, compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e é adotado em todos os Estados brasileiros. Nos últimos anos, São Paulo figurou entre as primeiras posições no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio. Nesta etapa, maior desafio da educação nacional, as escolas paulistas alcançaram a segunda maior média (3,7), atrás apenas de Goiás. Neste ano, a prova será realizada entre os dias 3 e 13 de novembro, a estudantes do 5º, 9º e 3ª serie (amostral).