sexta-feira, 13/08/2004

Educadores tomam posse no Conselho Estadual da Educação

No dia 11 de agosto, tomaram posse os novos membros do Conselho Estadual de Educação, na Sede do Conselho, situado no prédio da Secretaria de Estado da Educação de São […]

No dia 11 de agosto, tomaram posse os novos membros do Conselho Estadual de Educação, na Sede do Conselho, situado no prédio da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Oito educadores foram nomeados para o triênio 2004 a 2006. São eles: Ana Maria de Oliveira Mantovani, José Rubens Lima Jardilino e Farid Carvalho Mauad. Já faziam parte do grupo e foram reconduzidos os educadores Ângelo Luiz Cortelazzo, Hubert Alquéres, Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães, Sonia Aparecida Romeu Alcici, Sonia Teresinha de Souza Penin, Amarílis Simões Serra Sério e Ana Luísa Restani.

Após a solenidade de posse dos novos Conselheiros, os 24 membros do Conselho elegeram, em votação secreta, o novo presidente e vice. Foram eleitos: o presidente Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães e vice do Conselho, Neide Cruz.

Dos 24 membros, além do presidente, foram designados: 13 para assumirem suas funções na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio); e dez educadores para atuarem na Câmara de Educação Superior.

O Conselho Estadual da Educação de São Paulo tem 41 anos de história. Criado em 1963, ele traça normas e cria medidas que disciplinam o ensino do Estado. Participam do Conselho 24 membros, representantes da sociedade civil, com mandato de três anos. A cada ano ocorre a renovação de um terço dos conselheiros, sendo que alguns educadores podem ser reconduzidos ao cargo.

Conheça os novos membros do Conselho:

Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães – Presidente

Licenciado em Física e Pedagogia;

Diretor geral do Colégio Santa Cruz;

Diretor da Fundação Santa Cruz;

Foi diretor-adjunto da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Neide Cruz – vice-presidente

Formada em Pedagogia;

Atuou na rede estadual e municipal da capital;

Foi professora, assistente de direção, orientadora educacional, coordenadora pedagógica e supervisora de ensino;

Ocupou cargos em órgãos centrais da SEE – CENP/COGSP e divisões de ensino técnico;

Realizou diversos trabalhos de assessoria e pesquisa educacional para órgãos como Fundação Carlos Chagas, Unicef e FUNDAP/IESP.

Atualmente é coordenadora de Relações Institucionais do Instituto do Instituto Faça Parte.

Ana Maria Mantovani

Pós-Graduada em História e Filosofia da Educação;

Mestre em Educação;

Coordenadora do Programa de Ação de Parceria Educacional Estado – Município para o Atendimento ao Ensino Fundamental no período de 1999 a 2003;

Foi sub-coordenadora do Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município Para o Atendimento do Ensino Fundamental no período de1995-1998.

José Rubens Lima Jardilino

Doutor em Ciências Sociais;

Mestre em Ciências da Religião;

Licenciado em Filosofia;

Bacharel em Teologia;

Professor, pesquisador, editor e diretor do Departamento de Educação do Centro Universitário Nove de Julho;

Autor de vários livros, entre eles, Paulo Freire: retalhos bibliográficos.

Farid Carvalho Mauad

Atual diretor acadêmico das Faculdades COC;

Licenciado e Bacharel em Física;

Licenciado e Bacharel em Matemática;

Engenheiro Eletricista;

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade das Ilhas Balears (Edefaultha).

Conselheiros Reconduzidos

Ângelo Luiz Cortelazzo

Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches Sur Les Macromoleculus Vegetables, na França;

Doutorado em Biologia Vegetal;

Mestrado em Biologia Celular e Estrutural.

Hubert Alquéres

Diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo;

Secretário-adjunto de Estado da Educação de São Paulo no período de 1995 a 2002;

É físico formado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e engenheiro civil pela Escola de Engenharia Mauá;

Foi coordenador dos cursos de informática do Colégio Bandeirantes, de São Paulo;

É autor de 5 livros, nas áreas de Informática, Física e Matemática.

Sônia Aparecida Romeu Alcici

Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Taubaté;

Professora da Área de Administração Escolar da Universidade de Taubaté;

Foi vice-reitora da Universidade de Taubaté

Foi professora, diretora e supervisora da rede estadual.

Sônia Teresinha de Souza Penin

Pró-reitora de Graduação da USP;

Professora Titular do Departamento de Ensino e Educação Comparada, da Faculdade de Educação da USP;

Membro do Conselho da Estação Ciência/USP;

Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;

Mestrado em Psicologia da Educação;

Doutorado em Educação, área de concentração Didática;

Coordenadora de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (Cogsp), da SEE no período de1995 a1999;

Vice-diretora da Faculdade de Educação da USP;

Publicou dois livros: Cotidiano e Escola – A Obra em Construção, e A Aula: Espaço de Conhecimento, Lugar de Cultura.

Perfil dos novos suplentes

Amarílis Simões Serra Sério

Formado em Pedagogia e Direito;

Foi diretora e professora de escola;

Atualmente presta assessoria jurídica a SEE.

Ana Luísa Restani

Superintendente Executiva da Fundação Bradesco;

Formada em Pedagogia e Letras;

Professora de Inglês da rede estadual.