• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/10/2004
Últimas Notícias

Educar é gerenciar sonhos

Dia do professor. Hoje é dia do professor. Mas todos os dias são dias de professoras e professores que encantam na arte de gerenciar sonhos. Porque alimentam, a cada dia, […]

Dia do professor. Hoje é dia do professor. Mas todos os dias são dias de professoras e professores que encantam na arte de gerenciar sonhos. Porque alimentam, a cada dia, na magia da sala de aula, a esperança. Porque a cada dia ensinam crianças e jovens a fantasiar e a realizar.

A fantasia aparece como componente pedagógico fundamental das brincadeiras infantis, desde as parlendas, cantigas, histórias, pinturas, modelagens, até as teatrais construções de personagens. A fantasia aparece no âmago do adolescente. E se reflete nas lágrimas em salas de cinema, na emoção do primeiro encontro, do primeiro namoro. E não morre na maturidade, ou melhor idade. É a fascinante capacidade de sonhar. De se lançar a novos projetos. De recomeçar. Quantos professores começaram a faculdade ou o curso de mestrado com anos de profissão? Quantos mestres se lançaram ao novo, aprimorando a forma de ensinar e não temendo o conceito de aprender sempre?

A realização também é componente da educação. E pode ser percebida na emoção do mestre que vê as letras sem significado ganhando forma. Nos números fazendo sentido. Nos conceitos sendo enraizados. Na observação do aluno a percorrer firmemente as sendas fascinantes do saber. E como os nossos mestres são competentes! O Estado de São Paulo tem muito do que se orgulhar de seus educadores. Na última edição do SAEB – Sistema de Avaliação do Ensino Básico, feito pelo Ministério da Educação, além de toda melhoria detectada na qualidade do ensino público da rede estadual de São Paulo, um dado saltou aos nossos olhos. A evasão escolar de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental é de apenas 1% (um por cento). Esse é o melhor índice do país. E é importante que se diga que a evasão é o principal indicador de escola acolhedora. O aluno, quando não gosta da escola, quando se sente discriminado, acaba abandonando. E criança fora da escola é vergonha para qualquer país que sonha em ser cidadão.

Fantasias, sonhos. Realizações, cotidiano. Só se melhora a educação investindo nos educadores.

O governador Geraldo Alckmin vem acolhendo todos os pleitos do magistério paulista. Formação universitária para quem não tinha. Bolsa mestrado – nunca se ouviu dizer que alguma rede pública desse país custeou o curso de mestrado para seus educadores. Concursos para o preenchimento de mais de 50 mil cargos. Valorização dos profissionais de arte e educação física. Aumento salarial. Bônus. Programas de inclusão digital que possibilitaram a compra de computador para professores. E o principal: respeito e carinho para com esses mestres da emoção e da ação.

Que os professores se sintam acolhidos e valorizados e que nunca se esqueçam da imensa responsabilidade que têm como líderes. O professor é um referencial que fica para a vida inteira. Na lembrança de cada aluno está o exemplo, o cuidado, os detalhes que embalaram fantasias e realidades. Lembro-me das minhas primeiras professoras – até do penteado, do jeito de andar, e da arte de contar histórias, herdada de milenares tradições. Uma dessas mestras, em todas as sextas-feiras, contava histórias de amor. Talvez ela tenha aprendido com Goethe que só se ensina uma criança a amar, amando, e que no mundo nada nos torna necessários, a não ser o amor. Quem planta amor não poderá ver florescer outra coisa no jardim da vida.

Feliz dia dos professores.

Gabriel Chalita