• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/08/2019
EducaSP

EducaSP continua com inscrições abertas

Prazo final para inscrições é nessa sexta

Estudantes da rede pública têm até essa sexta-feira (30) para realizar a inscrição para o “Vem pra USP!”, um programa do EducaSP que estimula a vivência da rotina da graduação em espaços livres em instituições de ensino superior na Universidade de São Paulo. As inscrições terminam às 12h da sexta.

Faça sua inscrição aqui

O EducaSP é destinado a estudantes oriundos de escolas públicas que queiram ter a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo de ingresso em uma universidade pública. São cinco cursos, todos com 40 horas de duração e duas horas diárias de atividade, sempre nos dias da semana e em contraturno escolar.

“As opções são diversas. Teremos cursos de astrobiologia, robótica, desenvolvimento de aplicativos e jogos, supertecnologias, fotografia e o curso “Quero Engenhar”, que fala sobre os diversos tipos de engenharias que temos na universidade e em qual o estudante pode se identificar mais”, explica Herbert Alexandre João, educador da USP. Todos os cursos acontecem nas dependências da USP.

Foco na aprendizagem e desenvolvimento de competências

O EducaSP é um dos projetos para modificar a formação no Estado e torná-la mais abrangente, desenvolvendo capacidades que vão além dos conteúdos aprendizados na escola. No projeto, os alunos terão cursos que desenvolvem áreas artísticas e técnicas, colaborando para a formação completa do indivíduo.

“Hoje, o professor é muito mais um tutor e um curador do conhecimento ao invés de apenas alguém que demonstra o conhecimento para os alunos. O século XXI exige que o cidadão tenha diversas capacidades, como interpretar informações, ter resiliência, saber trabalhar em grupo, gerir suas emoções e se comunicar bem”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da educação.

Para o Governador João Doria, a ideia casa com necessidades da universidade e do estudante. “De certa forma, é um ‘Corujão da Educação’, porque ele vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo com isso melhor qualidade de ensino e principalmente uma motivação adicional para os alunos da rede”, disse o governador João Doria.

Já o “Vem pra USP!”, que é o módulo do EducaSP dentro da Universidade de São Paulo, acontece pela segunda vez em 2019. E com sucesso. “A contribuição dos colaboradores foi essencial para que atingíssemos elevado número de escolas em 93% das cidades do Estado de São Paulo. Todos trabalhando para aproximar a Universidade das escolas públicas e, ao mesmo tempo, melhorando a autoestima dos alunos, dos professores e dos envolvidos com o ensino na rede pública”, comemora o idealizador do projeto e vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes.