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sexta-feira, 03/06/2016
Pais e Alunos

EducaTrilha forma professores para serem multiplicadores da sustentabilidade

Projeto de formação continuada fortalece e aprimora conhecimento dos docentes em educação ambiental

Descalço e sujo de barro. É assim que se encontra Gerson Padovani, professor de ciências da E.E. João Chiarini,  em Piracicaba, depois de examinar a horta montada pelos alunos do nono ano da unidade escolar. Agente multiplicador da sustentabilidade na escola, Padovani aplica em sala os conceitos adquiridos no Curso EducaTrilha – iniciativa do Instituto Florestal de Tupi, voltada à formação continuada dos professores.

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“O curso me deu subsidio para trabalhar em sala a consciência e participação coletiva dos alunos nesse assunto tão delicado que é a sustentabilidade. A horta montada pelos alunos não faz parte apenas da disciplina de ciências, mas de um grande projeto interdisciplinar que envolvem aulas de geografia, em que os alunos aprendem sobre relevo, qualidade do solo. Na disciplina de matemática, o professor nos ajudou a montar canteiros com formas geométricas”, explicou Padovani.

O “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais” é uma iniciativa voltada a fortalecer e aprimorar a educação ambiental nas escolas a partir da formação dos docentes. O projeto formou 20 professores da rede estadual, que desenvolveram propostas de educação ambiental em suas unidades de ensino. O curso foi elaborado durante o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica realizado por Pedro Lemos Marques, sob orientação da especialista ambiental do Instituto Florestal Maria Luísa Bonazzi Palmieri.

“O curso buscou valorizar os conhecimentos, as experiências dos professores e a metodologia participativa, alicerçados na ideia do professor como intelectual crítico e de uma educação ambiental transformadora”, disse Palmieri.

Iniciado em abril de 2015, foram realizados encontros presenciais e atividades à distância, em um total de 80 horas de formação. O projeto contou com o apoio de parceiros como a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, Instituto Florestal, ESALQ/USP e Secretaria Municipal de Defesa do Meio.

Durante o curso, os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico Interlocutores de Educação Ambiental juntamente com os parceiros realizaram uma análise das atividades práticas propostas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e elaboraram planos de aulas envolvendo o conteúdo do curso.  Os resultados foram apresentados em um seminário realizado durante a II Exposição Ambiental de Piracicaba, no Engenho Central.

De acordo com a especialista, há uma nova turma do EducaTrilha em curso, na cidade de Luiz Antônio. A previsão é que mais dois municípios recebam a formação.

Projeto premiado pelo esforço colaborativo dos organizadores

O EducaTrilha foi reconhecido na categoria Organização Pública, do Prêmio Destaque Ambiental, cujo objetivo é reconhecer, destacar e incentivar as principais iniciativas socioambientais de cidadãos, empresas privadas e públicas, instituições de ensino e do terceiro setor, por meio de projetos e desenvolvimento de atividades voltadas as questões ambientais para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município. “Acredito que o prêmio avaliou também o esforço colaborativo e voluntário da nossa equipe. Valorizada a questão da construção coletiva, um dos pontos altos do projeto”, disse a especialista.