quinta-feira, 23/09/2004

EE Carlos José Ribeiro realiza aula de cidadania organizando debate político

A EE Carlos José Ribeiro promoveu no dia 21 de setembro, em Atibaia, um debate entre os candidatos a prefeito: Beto Trícoli, Tominaga, Odair Bedore, Pinheirinho e Callegari, que enviou […]

A EE Carlos José Ribeiro promoveu no dia 21 de setembro, em Atibaia, um debate entre os candidatos a prefeito: Beto Trícoli, Tominaga, Odair Bedore, Pinheirinho e Callegari, que enviou representante, em parceria com a AMADA (Associação dos Moradores e Amigos do Alvinópolis), bairro mais populoso da cidade.

A iniciativa da escola faz parte das atividades propostas pelo projeto “Encontrar-se”, que proporciona aos alunos a prática da cidadania, promovendo encontros dos alunos com políticos, artistas e personalidades importantes da cidade. Segundo a diretora Isis Gonçalves, o projeto vem para permitir aos alunos um encontro consigo mesmo, com o outro e com o mundo através da arte, que para ela, consiste em fazer o bem e gostar do que faz.

Desde 2000, quando ganhou este nome, o projeto já realizou diversas atividades pedagógicas com todos os alunos da escola. No caso do debate realizado entre os candidatos, apenas os alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) participaram da organização.

O debate foi mediado pela diretora Isis Gonçalves e as perguntas enviadas por instituições da cidade como: Comtur (Comissão municipal de Turismo), APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) e IPEG (Instituto Pedra Grande). A população também teve a oportunidade de fazer suas perguntas. Durante as primeiras questões discutidas pelos candidatos, uma “urna” foi colocada à disposição das pessoas para que depositassem suas dúvidas e questões, que em seguida foram sorteadas e dirigidas aos políticos.

A diretora fez questão de afirmar que o resultado foi melhor do que o esperado e que ficou feliz com o comportamento dos candidatos e da população presente na platéia, que prestou atenção em todos os detalhes, promovendo uma verdadeira aula de cidadania. “Fiquei extremamente contente com a conscientização e participação da população, estou muito satisfeita”, completou Isis.

O debate foi realizado no Cine Itá Cultural, espaço reservado para a realização de shows e eventos da cidade, que foi concedido à escola pela prefeitura da cidade.

Em novembro, a EE pretende organizar um debate entre os vereadores eleitos no dia 3 de outubro, para conhecer melhor suas propostas.

Gabriela Ferraz